Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
22/02/23 às 17h39 - Atualizado em 28/02/23 às 14h51

Cultura faz balanço do Carnaval 2023

Texto: Lúcio Flávio, Luís Andrade e Jamile Rodrigues. Edição: Sâmea Andrade (Ascom Secec)

 

Mesa composta por autoridades do GDF em entrevista coletiva no Palácio do Buriti

Governadora Celina Leão e secretários José Humberto e Bartolomeu Rodrigues. Foto: Hugo Lira

 

Um carnaval marcado pela alegria, diversidade, inclusão e pelo diálogo. Assim resumiu o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, os dias de folia realizada no Distrito Federal. O balanço foi divulgado pelo gestor durante coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (22/2), no Palácio do Buriti. “O carnaval é uma verdadeira promoção do Distrito Federal e a cadeia carnavalesca mexe realmente com a economia criativa local”, avaliou.

 

Participaram do encontro a governadora Celina Leão, os secretários de Governo, José Humberto, e de Segurança Pública, Sandro Avelar, além de outras autoridades. “Mostramos que a gente sabe fazer carnaval com eficiência, estamos prontos para repetir essa experiência”, explicou Rodrigues.

 

 

Durante o Carnaval, 34 blocos foram para as ruas com recursos de R$ 4,6 milhões do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Outras 84 iniciativas carnavalescas foram incentivadas por emendas parlamentares. Esses quase 120 blocos e iniciativas carnavalescas que brincaram no Carnaval da Paz geraram quase 6 mil empregos diretos durante a festa, sendo outros 17 mil indiretos, movimentando a economia criativa da cidade e Entorno em mais de 20% em serviços que englobam hospedagens, viagens, eventos, bares, restaurantes, vestuário e ambulantes.

 

Pelo menos 15 Territórios Carnavalescos foram atendidos pelos recursos disponibilizados pela Secretaria – Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, Planaltina, Sobradinho, Cruzeiro, Asa Sul, Asa Norte, Área Central Plano Piloto, Parque da Cidade, Eixo Cultural Ibero-americano, Candangolândia, Jardim Botânico, Sudoeste, Riacho Fundo I, Guará II.

 

Confira trecho do Secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, durante a coletiva de imprensa:

 

 

ÚLTIMOS MOMENTOS

O último dia oficial de festa do Carnaval da Paz foi marcado por encontros poderosos. De volta às ruas do DF após dois anos, o bloco Pacotão agitou a 302 norte na tarde desta terça-feira (21/2). Este ano, o grupo homenageou o cartunista Joka Pavarotti, um dos fundadores do Bloco, falecido em 2021. A festa reuniu milhares de foliões que aproveitaram as marchinhas, o som do grupo Àsé Dúdú e a tradicional Banda Podre do Pacotão.

 

Atual presidente do bloco Pacotão, Marcelo Silva, filho de Pavarotti, lembra dos tempos de meninos no grupo e destaca a importância do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). ‘‘Há quinze anos eu comecei a frequentar a festa com meus pais. Tenho lembranças da minha mãe vendendo camisetas na porta do restaurante Picanhas do Sul e a cada ano eu fico mais envolvido”, recordou o dirigente. ‘Só saímos por conta desse recurso do GDF”, disse.

 

Já na Praça dos Prazeres, na Asa Norte, o último dia de carnaval foi conduzido pelo Bloco Ministério do Namoro. Para colocar o bloco na rua e garantir a folia para milhares de pessoas durante vários dias, a festa na praça dos prazeres contou com recursos no valor de R$200 mil

do (FAC), pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SECEC).

 

“Com o apoio do FAC, conseguimos estruturar um evento que celebra a cultura de matriz africana, indígena e popular. Temos uma força mágica. Fazemos carnaval há 18 anos e sempre lançamos novas iniciativas”, destacou Juliana de Andrade, coordenadora do evento.

 

Já no Memorial dos Povos Indígenas, o CarnaMuseu, criado há sete anos, reuniu diversos ritmos numa mistura cultural incorporando o samba, maracatu, carimbó e rock. A ideia do evento é justamente de ser uma opção para quem quiser apreciar gêneros musicais além dos tradicionais de carnaval, mas sem abrir mão da folia.

 

A foliã Priscila Taguatinga aproveitou a noite de terça-feira para aproveitar o último dia de carnaval e levou um convidado muito especial.  “Vim com o meu pai para aproveitar o carimbo, pois queríamos matar as saudades das tradições nortistas com tranquilidade. A escolha do espaço se deu pela programação musical e claro, pela localidade’’, ponderou.

 

Leia mais sobre o Carnaval 2023:

GDF lança o “Carnaval da Paz”

Alegria do carnaval se espalha pelo DF
Montadas, Aruc e Baratinha colorem o domingo
Com apoio da Cultura, blocos agitam o DF
Interpretação em Libras é destaque no carnaval

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br