Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/08/21 às 16h39 - Atualizado em 26/10/21 às 14h25

Assessoria Internacional

COMPARTILHAR

Ascom/Secec

5.8.21

16:00:00

 

A Assessoria Internacional da Secec trabalha em diálogo com as embaixadas e as organizações internacionais para estreitar relações institucionais e culturais entre esses organismos e o GDF.

 

Coordenadas pela assessoria especial Sâmea Andrade, as atividades avançam, no sentido de mostrar o potencial de Brasília como capital cultural e patrimônio da humanidade.

 

Contatos: samea.andrade@cultura.df.gov.br

Telefone: 61 99959-8330

 

Ações 2021. 

 

Por Sâmea Andrade 

 

BRASÍLIA ADERE AO FÓRUM WCCF

 

Brasília alçou novos voos. A capital tornou-se membro oficial do World Cities Culture Forum (WCCF) – Fórum Mundial de Cultura das Cidades -, cujos líderes e governos exploram a cultura como vetor de desenvolvimento dos centros urbanos. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) concluiu o processo de adesão no final de fevereiro de 2021, e se prepara para colher os benefícios dessa participação.

 

Criado em 2012, momento em que incluía Londres, Nova York, Shanghai, Paris, Tóquio, Sydney, Istambul e Johannesburgh, o WCCF, atualmente, é formado por 43 cidades, abrangendo seis continentes. As atividades da rede de cidades incluem um fórum anual, webinários, intercâmbios entre os membros e um relatório (World Cities Culture Report) publicado a cada 3 anos.

 

Os fóruns anuais – onde os principais representantes culturais dos governos participantes discutem, compartilham e promovem ações, pesquisas e experiências – têm o intuito de embasar políticas públicas no campo da cultura e das artes. Esses eventos são organizados pela Prefeitura de Londres, e contam com o apoio da Bop Consulting.

 

PROJETO CIC 2022

 

Em 2022, Brasília ostentará o título de ‘Capital Ibero-americana da Cultura’, oferecido pela União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), outra rede de cidades à qual a capital é filiada. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa lançou a candidatura da cidade em 2019 e, desde então, vem trabalhando em coordenação com o Governo do Distrito Federal (GDF) para promover políticas públicas e eventos que fortaleçam nossa identidade ibero-americana.

 

A partir da criação de um comitê curatorial formado por órgãos do GDF – processo em trâmite na Casa Civil -, serão adotadas estratégias e cronograma oficial de ações a serem realizadas em 2022, de modo que Brasília possa representar com excelência o papel de Capital Ibero-america da Cultura nesse ano.

 

EXPO DUBAI 2021

Foto: Marcelo Candido

Quadrilha Formiga da Roça – cultura da diversidade

 

 

Realizadas a cada cinco anos, as Exposições Universais são o maior evento do mundo. A Expo Dubai, que ocorreria em 2020, foi cancelada devido à pandemia da Covid-19, e remarcada para ocorrer entre 01 de outubro de 2021 e 31 de março de 2022.

 

O Governo do Distrito Federal prepara delegação para participar deste grande evento, a convite da Apex-Brasil, que há 3 edições lidera a participação brasileira nas expos e organiza os recursos destinados à construção do pavilhão do Brasil e a programação principal para os visitantes.

 

A Secec estuda lançar edital do Conexão Cultura para levar artistas locais, que representem uma cultura diversificada, a esse grande evento internacional, caso a nossa participação seja viável, diante da persistência da pandemia mundo afora.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br