Governo do Distrito Federal

Espaço Oscar Niemeyer

 

O Espaço Oscar Niemeyer foi projetado pelo arquiteto e inaugurado em 1988, com o objetivo de abrigar a Comissão do Conjunto Cultural e a Fundação Oscar Niemeyer, instituindo em Brasília um espaço com a vocação de homenagear o artista e autor da arquitetura reconhecida como obra do século pela UNESCO.

 

A criação do Espaço Oscar Niemeyer foi oficializada em 18 de agosto de 1998, pelo Decreto nº 11.215, assinado pelo então Governador do Distrito Federal. Em 2007, foi tombado pelo IPHAN, no âmbito federal, e também pela SUPAC, no âmbito distrital.

 

A atuação do Espaço Oscar Niemeyer pode ser dividida em duas fases. A primeira compreende o período entre 1988 a 2015, desde a publicação do seu Decreto de criação até a desocupação da Fundação Oscar Niemeyer. Já a segunda fase é referente à reinauguração do EON em 2019, após as reformas de seu edifício e sendo gerenciado e administrado pelo Governo do Distrito Federal.

Trata-se de uma composição formada por dois volumes baixos brancos interligados, de planta circular, em parte abraçado por outro, esse curvo. Com uma área de 432 m², os edifícios abrigam mostras relacionadas, de forma direta ou indireta, à vida e obra do próprio autor, bem como outros temas correlatos. O prédio foi construído pela Serveng-Civilsan, empresa que doou o edifício ao Governo do Distrito Federal – GDF.

 

O espaço faz parte dos equipamentos culturais da gerência do Centro Cultural Três Poderes, sendo uma unidade subordinada à Subsecretaria do Patrimônio Cultural (SUPAC), da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

Estacionamento acessível, espaço térreo e banheiro com adaptações.

Endereço: Praça dos Três Poderes, Bloco J, Esplanada dos Ministérios, CEP: 70.100-902

 

Horário de funcionamento:

De terça a sexta, das 9h às 18h.

Sábado, domingo e feriado, das 9h às 17h.

 

Telefones: (61) 3226-7709 / 3225-7660 / 3322-7025 / 3224-5605, para dúvidas gerais, para solicitação de pauta espontânea e consulta aos conteúdos acima elencados.

 

E-mail: eon@cultura.df.gov.br

 

Gerente responsável: Rafael Rangel

 

Visitação; espaço para eventos; conteúdo virtual e visita guiada.

 

A programação completa do espaço pode ser encontrada nas redes sociais.

Acesse o Instagram: https://instagram.com/_cc3poderes_/