Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal

Centro Cultural Três Poderes

 

 

O Centro Cultural Três Poderes – CC3P – é uma unidade subordinada à Subsecretaria do Patrimônio Cultural – SUPAC, órgão da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

 

O CC3P coordena as atividades desenvolvidas em três equipamentos culturais da Secretaria: o Museu Histórico de Brasília (Museu da Cidade), o Espaço Lúcio Costa e o Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, do qual a Pira da Pátria e da Liberdade é parte.

 

Projetado por Oscar Niemeyer, o Museu histórico de Brasília tem a finalidade de preservar, para a posteridade, os trabalhos referentes à história da construção de Brasília.

 

Inaugurado em 21 de abril de 1960, é o museu mais antigo da cidade. Foi em sua inauguração que aconteceu a solenidade que representou a transferência oficial da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília.

 

No contexto da Praça dos Três Poderes, o museu destaca-se por sua forma plástica e com o Palácio do Planalto, o Panteão da Pátria e o Supremo Tribunal Federal, compõe um harmonioso conjunto arquitetônico. O Museu foi tombado pelo governo do Distrito Federal em 28 de abril de 1982 e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 06 de dezembro de 2007.

O Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, inaugurado em 07 de setembro de 1986, foi criado para homenagear os brasileiros que possuíram ideais de liberdade e democracia. Construído e doado ao Governo do Distrito Federal pela Fundação Bradesco, o Panteão conta com três pavimentos e área total construída de 2.105 m².

 

A Pedra Fundamental do Panteão da Pátria Tancredo Neves foi lançada por François Miterrand, presidente da República da França, durante sua visita a Brasília, em 15 de outubro de 1985. O Panteão consagra, também, a memória de Tiradentes, que além de ser um dos heróis nacionais, é o Patrono Cívico da Nação Brasileira. Além dele, outros nomes também estão inscritos no Livro de aço como heróis e heroínas da Pátria.

 

Quando o arquiteto Oscar Niemeyer apresentou o projeto, ele desejou que o Panteão se integrasse corretamente na praça, que não fosse tão grande, mas também não muito modesto e, dessa forma, tivesse a escala de importância exigida por um monumento de tanta importância. Imaginou um monumento severo, sóbrio e requintado, que causasse surpresa e desejo de ser visto de perto.

O Espaço Lúcio Costa foi idealizado por Oscar Niemeyer e sua construção foi subsidiada pela Fundação Bradesco. Foi inaugurado em 27 de fevereiro de 1992, por ocasião das comemorações dos 90 anos de Lúcio Costa.

 

Localizado na Praça dos Três Poderes, é uma construção subterrânea que abriga, em seu interior, a Maquete de Brasília, fotos históricas da época da construção e inauguração da cidade. Além disso, o espaço guarda as cópias dos croquis e do Relatório do Plano Piloto apresentadas a um júri internacional que, em 1957, julgou e considerou o projeto de Lúcio Costa, vencedor, dentre os 26 projetos, do Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil. A concepção dessa exposição é do próprio autor do projeto da cidade.

 

Fonte referencial para os turistas e estudantes, a maquete representa mais uma opção para que se possa visualizar a concepção urbanística da cidade, na perspectiva do cruzamento dos eixos, visão possível, anteriormente, só através do acesso ao Mirante da Torre de Rádio e Televisão.

– Visitação ao Espaço Lúcio Costa

 

– Visitação ao Museu Histórico de Brasília

 

– Visitação ao Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves

 

– Recebimento de Eventos

 

– Consulta aos conteúdos constantes dos arquivos

 

– Conteúdo Virtual

 

– Visita Guiada

– Presencialmente, para visitação;

– Presencial e/ou pelo e-mail: cc3poderes@cultura.df.gov.br, para solicitação de pauta espontânea e para consulta aos conteúdos acima elencados;

– Pelo e-mail agendamento.cc3p@cultura.df.gov.br, para agendamento de visita guiada, por escolas (Projeto Território Criativo).

Gratuito, via de regra.

Eventos extraordinários podem ser cobrados à parte.

Visitação por ordem de chegada, respeitado o limite de cada espaço.

Lotação: Panteão da Pátria, 60 pessoas; Espaço Lucio Costa, 50; e Museu da Cidade, 10.

Há estacionamento para visitantes localizado em frente ao Panteão, com 01 vaga reservada para pessoas com deficiência física com área de transferência.

Existem 02 sanitários acessíveis no Espaço Lúcio Costa (masculino e feminino) .

 

Maquete tátil do Plano Piloto no Espaço Lúcio Costa e textos transcritos em Braille no Museu Histórico de Brasília.

Endereço: Praça dos Três Poderes – Esplanada dos Ministérios, CEP 70.100-000 Brasília-DF

 

Telefones: (61) 3226-7709 / 3225-7660 / 3322-7025 / 3224-5605

 

Horários de funcionamento:

De terça a sexta, das 9h às 18h.

Sábado, domingo e feriado: das 9h às 17h.

 

E-mail: cc3poderes@cultura.df.gov.br – Gerência dos espaços

 

Gerente responsável: Rafael Soffredi

 

Site: http://www.cultura.df.gov.br/cc3p/

 

Facebook: https://web.facebook.com/centroculturaltrespoderes/

 

Instagram: https://instagram.com/_cc3poderes_/

 

Estacionamento: Gratuito nas proximidades.