Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Biblioteca Nacional de Brasília

 

HISTÓRIA 

Bibliotecas da Secec reativam empréstimos

 

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) foi concebida no plano original de Brasília, assinado por Lúcio Costa no final dos anos 50 do século passado, quando o urbanista projetou a capital federal com Oscar Niemeyer e outros arquitetos.

 

O projeto assinado por Niemeyer culminou com a abertura ao público, em 12 de dezembro de 2008.

 

A BNB afasta-se da função tradicional de depositária da produção intelectual do país, desempenhando e enfatizando as funções de acesso e atendimento à população em geral, inserindo-se, assim, na moderna perspectiva de Biblioteca Nacional.

 

 

Dessa forma, além de manter a herança cultural da nação, para uso de pesquisadores e estudiosos, a biblioteca está voltada para o atendimento a todos os cidadãos, por meio de ações que beneficiam o Sistema de Bibliotecas Públicas do Distrito Federal, atingindo principalmente as camadas menos favorecidas da população.

 

As obras da Coleção Popular Geral (COPOG) estão disponíveis para a consulta e empréstimo, mediante cadastro. São cerca de 40 mil exemplares que contemplam várias áreas do conhecimento.

 

 

 

Além do serviço de empréstimo, a biblioteca promove eventos culturais no auditório multiuso como exposições, palestras e atividades culturais. O usuário conta também com o acesso gratuito à internet.

 

Google Arts & Culture: https://artsandculture.google.com/partner/biblioteca-nacional-de-brasilia

Conheça a BNB por dentro

 

Endereço: Setor Cultural Sul – SCTS Lote 2 Ed. Biblioteca Nacional de Brasília

Telefone: (61) 3325-6257

E-mail: bnb@cultura.df.gov.br

 

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira: 9h às 19h

Sábado e domingo: 8h30 às 13h30

Agendamento prévio para empréstimo on-line: gat.bnb@cultura.df.gov.br

Consulta do acervo: www.bnb.gov.br

 

 

E-mail: bnb@cultura.df.gov.br

 

Site:

Biblioteca Nacional de Brasília (bnb.df.gov.br)

 

Instagram

Biblioteca Nacional Brasília (@bibliotecanacionaldebrasilia)

 

Facebook:

Biblioteca Nacional de Brasília | Facebook

 

 

 

Site:

Biblioteca Nacional de Brasília (bnb.df.gov.br)

 

Instagram

Biblioteca Nacional Brasília (@bibliotecanacionaldebrasilia)

 

Facebook:

Biblioteca Nacional de Brasília | Facebook

 

 

Empréstimos online

Para agendar os serviços na BNB, basta enviar e-mail para gat.bnb@cultura.df.gov.br, informar o título, o número do tombo, ou do livro, e verificar se está disponível. As informações estão disponíveis no “Sophia” da BNB.

 

Caso não possua cadastro nos registros da biblioteca, informar e enviar, por e-mail, o nome completo, e-mail, grau de escolaridade, endereço completo com CEP e profissão. Também é preciso que, em anexo, haja um documento oficial com foto e CPF; e um comprovante de residência. O cadastro é permitido para residentes do DF e Entorno. Para menores de 14 anos, o cadastro deve ser efetuado por um responsável legal.

 

Cada pessoa poderá reservar até dois materiais por vez, isso se o usuário não tiver débitos com a biblioteca. A reserva fica disponível para o primeiro nome da lista pelo prazo de 24 horas a partir da data de sua devolução. Após o período, a reserva passa para o próximo da lista.

 

 

Missão

 

Desempenhar e enfatizar as funções de acesso e atendimento ao público usuário, principalmente as camadas menos favorecidas da população, por meio de ações que beneficiam o Sistema de Bibliotecas Públicas do Distrito Federal, inserindo-se, assim, na moderna perspectiva de Biblioteca Nacional.

 

 

Acervo

O catálogo da BNB está disponível para consultas on-line. O acervo catalogado já está disponível para consulta local e empréstimo domiciliar.

 

O acervo da BNB continua sendo catalogado. O processo de catalogação utilizado para o tratamento técnico no AACR-II (Anglo American Cataloguing Rules) e o sistema de classificação adotado é a Classificação Decimal Universal (CDU). O sistema de informatização adotado é o Sophia.

 

 

Mala do Livro

Tesouros da mala

 

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) conta com um posto avançado da Mala do Livro no pavimento térreo, um programa da Diretoria do Sistema de Bibliotecas Públicas do DF (SBPDF) que amplia as possibilidades de acesso à leitura com a utilização de minibibliotecas instaladas em residência para empréstimo de livros. Permite que seus usuários possam efetivar o empréstimo ou consultar localmente o acervo que a Mala do Livro dispõe.

 

Leia mais

Ao completar 30 anos, Mala do Livro coleciona histórias de superação

Mulheres-contadoras fazem da Mala do Livro um projeto transformador

 

Para mais informações sobre o Programa Mala do Livro:

Diretoria do Sistema de Bibliotecas Públicas do DF (SBPDF) – Secretaria de Cultura GDF

https://www.facebook.com/sbpdf

 

Telefone: 61 3325 6238

E-mailgerenciabibliotecas@gmail.com

 

BNB Bibliotecário

A Biblioteca Nacional de Brasília, atualmente, possui em seu quadro de pessoal de 26 profissionais bibliotecários, integrantes da carreira de Administração Pública do Governo do Distrito Federal. Esses profissionais são responsáveis pela organização, tratamento e disseminação da informação, com o objetivo de prestar um serviço público de qualidade a população.  Esse quadro de bibliotecários é apoiado por outros 19 técnicos de outras carreiras da Secretaria, formando a força de trabalho da instituição.

 

BNB Comunidade

Na BNB, a comunidade tem acesso garantido à leitura e ao lazer. A BNB conta com ambientes projetados para aqueles que desejam realizar seus estudos, leituras e/ou pesquisas de forma tranquila e agradável. Além do ambiente moderno, a comunidade pode apreciar exposições, participar de eventos, minicursos e assistir às palestras. Todas as atividades abertas e gratuitas ao público em geral.

 

Acesse aqui mais informações.

 

BNB Criança

No site da BNB encontram-se jogos educativos, vídeos, músicas, livros, brincadeiras.

 

BNB Pesquisador

No site da BNB, o pesquisador encontrará informações sobre instituições de fomento à pesquisa no Brasil, documentos e bases de dados de pesquisas.

 

Acesse aqui mais informações.

 

CONTATO

Diretora: Elisa Raquel Sousa Oliveira
Telefone: (61) 3325-6257
e-mail: bnb@cultura.df.gov.br

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF

e-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br