Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal

Biblioteca Nacional de Brasília

 

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) foi concebida no plano original de Brasília, assinado por Lúcio Costa no final dos anos 50, quando o urbanista projetou a capital federal. Por questões técnicas, a BNB só foi aberta ao público em 12 de dezembro de 2008. O projeto, assinado por Oscar Niemeyer, tem como principal missão democratizar o acesso do público à informação, principalmente para as camadas menos favorecidas da população, com ações que beneficiam o Sistema de Bibliotecas Públicas do Distrito Federal.

O acervo catalogado está disponível para consulta online no local e empréstimo domiciliar.

 

O processo de catalogação utilizado para o tratamento técnico no AACR-II (Anglo American Cataloguing Rules) e o sistema de classificação adotado é chamado de Classificação Decimal Universal (CDU). O sistema de informatização é o Sophia.

Usuários interessados em empréstimos de livros ou outros materiais podem pesquisar em nosso catálogo online no endereço: bnb.df.gov.br para verificar a disponibilidade ou comparecer presencialmente à biblioteca. Atualmente, pode-se levar emprestado para casa até 5 obras simultaneamente.

 

Para realização de empréstimo domiciliar, o usuário deve realizar cadastro nos balcões de atendimento do 2º ou 3º andar, portando documento oficial com foto e, preferencialmente, comprovante de residência.

 

O cadastro é permitido para residentes do DF e Entorno. Para menores de 14 anos, o cadastro deve ser efetuado por responsável legal.

A Biblioteca Nacional foi projetada para atender, com conforto, todos que desejam estudar, ler ou fazer pesquisas de forma tranquila. Além disso, a modernidade do espaço também permite exposições, eventos, minicursos e palestras. Todas as atividades são abertas e gratuitas ao público.

A Biblioteca Digital da Biblioteca Nacional de Brasília, ou BNB Digital, é o serviço virtual de disponibilização de obras em formato digital, prezando pela acessibilidade e preservação da informação. O serviço abrange tanto a funcionalidade de repositório institucional quanto de biblioteca digital, apresentando documentos institucionais e literatura variada.

 

São duas coleções disponíveis:

 

Coleção BNB: reúne a produção, a história e a documentação da Biblioteca Nacional de Brasília. Além de ter em seus arquivos diversos documentos textuais, essa coleção também traz jogos digitais, links externos sobre a BNB, vídeos produzidos pela BNB, fotografias, imagens, e outros documentos.

 

Coleção SECEC: destinada a guardar a memória de publicações autorais e colaborativas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC).

Site para acesso: http://bnbdigital.cultura.df.gov.br/

A Biblioteca Nacional de Brasília conta com 21 bibliotecários em seu quadro de funcionários. Esses profissionais são responsáveis pela organização, tratamento e disseminação da informação, com o objetivo de prestar serviço público de qualidade para toda a população de Brasília, entorno e demais interessados em âmbito nacional. O quadro de bibliotecários é apoiado por outros 35 técnicos de carreira da Secretaria, formando a força de trabalho da instituição.

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) conta com um posto avançado da Mala do Livro, localizado no pavimento térreo. A Mala do Livro é um programa que amplia as possibilidades de acesso à leitura com a utilização de minibibliotecas instaladas em pontos estratégicos, como residências, centros de educacionais, esportivos e Centros de Atenção Psicossocial para empréstimo de livros. Desta forma, seus usuários podem efetivar o empréstimo ou consultar localmente o acervo que cada Mala do Livro dispõe.

 

Hoje há 193 unidades, sendo 107 domiciliares e 86 em instituições públicas e privadas.

 

Para saber locais que contam com postos do programa Mala do Livro, basta encaminhar um e-mail solicitando estas informações para: maladolivro@cultura.df.gov.br

A biblioteca conta com acesso desde a rua, com nível plano, sem degraus e sinalizada com piso tátil direcional e alerta nos andares abertos ao público. Não apresenta barreiras de acesso à edificação onde se encontram as salas de leitura e auditório, com elevadores acessíveis e piso tátil direcional indicando as rotas principais, e alerta sinalizando início e fim de escadas, porta de elevador, balcões de atendimento e obstáculos aéreos, como extintores de incêndio afixados nas paredes.

 

O balcão de atendimento e informação localizado junto à entrada no pavimento térreo tem altura adequada e recuo inferior para aproximação das pessoas com deficiência usuárias de cadeiras de rodas.

 

Há salas de leitura e estudo individuais e para pequenos grupos, com rota de piso tátil direcional até a entrada.

 

Há estacionamento próprio da instituição com 01 vaga reservada para pessoas com deficiência física com área de transferência delimitada.

 

Há 06 sanitários acessíveis.

 

O auditório tem 01 lugar reservado para pessoas em cadeira de rodas com assento ao lado reservado para acompanhante.

 

Os sanitários, salas e portas de elevadores possuem sinalização visual e em Braille.

 

Há 01 cadeira de rodas disponível aos usuários com mobilidade reduzida.

Há acervo de audiolivros para os usuários com deficiência visual, somente para consulta local em salas individuais com terminais para acesso das mídias em questão.

Endereço: Setor Cultural Sul, lote 2, Edifício da Biblioteca Nacional, CEP: 70070-150 Brasília –DF

Telefones:  (61) 3325-6165; (61) 3325-6257; (61) 3325-1051.

E-mail: bnb@cultura.df.gov.br (para informações gerais)

Diretora responsável: Marmenha Rosário

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira das 8h às 22h; sábado e domingo das 8h às 14h.

Fechada em feriados.

A programação completa do espaço pode ser encontrada nas redes sociais.

Acesse o Instagram: @bibliotecanacionaldebrasilia