Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/01/18 às 16h26 - Atualizado em 27/08/21 às 17h03

Cine Brasília

COMPARTILHAR

 

História

 

 

Status: equipamento fechado por conta da pandemia

 

Suspensão das atividades por tempo indeterminado, em razão da pandemia da Covid-19

 

O Cine Brasília nasceu junto com a cidade. A primeira sessão foi realizada um dia depois da inauguração da nova capital, em 22 de abril de 1960 (saiba mais sobre a história do cinema no vídeo abaixo). O espaço faz parte do projeto arquitetônico modernista desenhado por Oscar Niemeyer. Mais do que isso. Está incorporado no inconsciente dos brasilienses e de representantes da classe cinematográfica brasileira do país como símbolo cultural local. Uma máxima que até já virou clichê, de tão proferida, é a de que “o Cine Brasília é o templo do cinema brasileiro”. Não há quem discorde.

 

 

A estreia foi marcada pelas gargalhadas do público que conferiu as comédias Anáguas a Bordo (1959), com os galãs Cary Grant e Tony Curtis, e o pastelão A Canoa Furou (1959), protagonizado pelo astro do gênero Jerry Lewis. Com o tempo, o Cine Brasília, o último cinema de rua do DF, ganhou missões mais nobres. Entre elas, a de valorizar a exibição de produções nacionais, especialmente filmes regionais.

 

 

A outra missão do Cine Brasília, patrimônio imaterial da cidade, é o de trabalhar a formação de público. Para tanto, o espaço abraçou, em tempo anterior a pandemia, dois projetos importantes em parceria com as secretarias de Cultura e Educação dentro do programa Cultura Educa. Ambos direcionados ao público jovem da rede pública do DF. Um deles, Concertos Didáticos, traz apresentação especial da Orquestra Sinfônica de Brasília para a garotada. O outro, Escola vai ao Cinema, leva todas as semanas uma média de 500 alunos para assistir a uma sessão no cinema.

 

Assim, o Cine Brasília, além de ser a sala de exibição sede do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, mantém em sua programação lançamentos de filmes nacionais, mostras estrangeiras, semanas temáticas, debates, lançamentos de livros, exposições de pinturas, fotografias, cartazes e outros; intercâmbio e cooperação com as embaixadas, escolas públicas e universidades, contribuindo com projetos de formação de plateia e enriquecimento de nossa cultura.

 

Dados Técnicos:

Capacidade: 607 lugares

Som: Dolby Stereo Digital

Tela: 14.00 x 6.30 metros

Endereço: Asa Sul Entrequadra Sul 106/107 – Brasília, DF, 70345-400. Telefone: (61) 3244-1660. Capacidade: 606 assentos

 

Facebook

Cine Brasília (facebook.com)

 

 

FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO (FBCB)

 

 

Patrimônio imaterial do DF, o Festival de Brasília, oficialmente Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, é historicamente sediado no Cine Brasília, sendo o mais antigo do gênero no país. Surgiu por iniciativa do professor de cinema da Universidade de Brasília, Paulo Emílio Sales Gomes, em 1965, e é promovido pelo governo do Distrito Federal anualmente.

 

Leia mais

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – Linha do Tempo

 

Em suas duas primeiras edições o evento se chamou Semana do Cinema Brasileiro. Uma das regras que o diferencia de outros festivais é que os filmes, tanto de longa ou curta metragem, devem ser inéditos e preferencialmente, não ter sido premiados em qualquer outro festival nacional.

 

O principal prêmio do festival é o Troféu Candango, cujo nome faz homenagem aos brasilienses. Em 2020, por conta da pandemia, o formato foi online e e teve 620 mil espectadores no Canal Brasil

 

Últimas Notícias do FBCB

Programação completa do FBCB

Confira as atividades paralelas do FBCB

 

Fontes de Pesquisa:

“Festival 40 anos, a Hora e Vez do Filme Brasileiro”, de Maria do Rosário Caetano.

“30 Anos de Cinema e Festival, a História do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro”, coordenação de Berê Bahia.

 

CONTATO

Gerente: Rodrigo Torres
Telefone: 3244-1660
e-mail: cinebrasilia@cultura.df.gov.br

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec) 

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br