Governo do Distrito Federal

Biblioteca Pública de Brasília

 

A Biblioteca Pública de Brasília (BPB) foi inaugurada em 12 de março de 1990 e está localizada na Entre Quadra Sul (EQS) 312/313. Com o desafio de converter prateleiras de alimentos em estantes de livros, há mais de trinta anos, as bibliotecárias Neusa Dourado e Telma Bandeira transformaram um mercadinho desativado da Sociedade de Abastecimento de Brasília em equipamento cultural na Asa Sul.

 

A realização desse sonho veio com o apoio do Movimento Associativo, representado à época pela Bibliotecária Iza Antunes, que organizou um abaixo-assinado com mais de 100 mil assinaturas da comunidade, solicitando esforços do governo para a criação de uma biblioteca.

 

Com cerca de 313 metros quadrados, a BPB disponibiliza espaço coberto para estudo e pesquisas, cabines individuais, espaço infantil, telecentro e um jardim para leitura ao ar livre.

 

Para a bibliotecária aposentada responsável pela criação da BPB, Neusa Dourado, ver o espaço trinta anos após sua criação, traz o sentimento de dever cumprido ao ver o público usufruir e cultivar o hábito da leitura e dos estudos. “Trabalhar na Biblioteca Pública é uma verdadeira missão para com as comunidades. Fico feliz que, de alguma forma, a sementinha que plantei no passado está se perpetuando em ações benéficas para a Biblioteca Pública de Brasília”, relembra Neusa.

A BPB conta com acervo de mais de 22 mil obras, entre exemplares de livros, revistas, gibiteca, apostilas, jogos infantis, periódicos e diários de notícias locais e nacionais.

Usuários devem encaminhar e-mail para bibpub312@cultura.df.gov.br ou mensagem para o número 3245-5022 solicitando a disponibilidade do título. Os livros e revistas podem ser emprestados por 30 dias, com possibilidade de até uma renovação.

Na BPB, existe um Telecentro – sala de informática com computadores e acesso à Internet. O acesso é gratuito para usuários cadastrados na BPB. Esse espaço é resultado de um convênio celebrado entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a ONG Recode, que disponibilizou os computadores por meio de edital.

A BPB recebe e repassa as doações de acordo com a política de desenvolvimento do acervo. As doações da comunidade são recebidas de segunda-feira à sexta-feira das 08h às 12h e das 14h às 17h.

Para se cadastrar na Biblioteca Pública de Brasília, o usuário precisa solicitar o formulário de cadastro pelo e-mail bibpub312@cultura.df.gov.br. Após o envio, será necessário comparecer ao local com os seguintes documentos: foto 3X4 recente para confirmação do cadastro e retirada da carteirinha. Se o usuário for menor de idade deve apresentar autorização expressa dos pais ou responsáveis.

O estacionamento da BPB possui vaga exclusiva para cadeirantes, com rampa de acesso à calçada. Prédio localizado no térreo. Audiolivros disponibilizados via parceria com a Toca Livros.

Endereço: EQS 312/313 – Asa Sul, Brasília.

 

Telefones: 61 32455022 e 61 32451885

E-mail para serviços: bibpub312@cultura.df.gov.br

E-mail informações administrativas: gbpb@cultura.df.gov.br

 

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira: de 7h30 às 18h.

Aos sábados: de 7h30 às 13h30.

O balcão de atendimento encerra 30 minutos antes do fechamento da biblioteca.

 

Gerente responsável: Sheila Gualberto

 

A programação completa do espaço pode ser encontrada nas redes sociais.

Acesse o Instagram: @bibliotecapublicadebrasilia