Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/11/21 às 16h37 - Atualizado em 23/11/21 às 17h10

Edineide Barros Freitas

COMPARTILHAR

Texto e edição: Mônica Pedroso (Ascom/Secec)

20.11.21

08:00:00

Em uma quinta-feira chuvosa deste mês de novembro, Edineide Barros Freitas estava em um canteiro de obras no Noroeste escolhendo o local para implantar um ponto do projeto Grito do Livro. Lá, muitos pintores, carpinteiros e pedreiros são negros e pardos. Edineide entende que eles precisam ler autores negros e histórias de negros. Ela mapeou o lugar onde vai ficar a estante e retornará com os livros catalogados, carimbados e organizados. Ali, vai nascer uma pequena biblioteca.

 

O trabalho é voluntário. “Assim como eu tive dificuldade de ter acesso aos livros, levo livros para as pessoas”, explica a diarista, nascida em comunidade quilombola, em Viana, no interior do Maranhão, que veio para Brasília para trabalhar com faxina e estudar.

 

Edineide Barros Freitas

Edineide conseguiu. Fez o EJA (Educação de Jovens e Adultos) e faculdade. Em uma feira de agricultura familiar, conheceu o programa de Bibliotecas Rurais – Arca das Letras que era desenvolvido pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário. Voluntariou-se para ajudar a organizar os livros e, quando surgiu uma vaga, passou a integrar o programa como representante dos negros.

 

Como auxiliar de documentação, multiplicadora dos saberes quilombolas e divulgadora da literatura de escritores negros, implantou bibliotecas em comunidades quilombolas de Cavalcante, Monte Alegre de Goiás, Teresina de Goiás e Mesquita, no Entorno do Distrito Federal. Também é mediadora e agente de leitura em comunidades rurais e ocupações de rua.

 

Para dezembro, uma parada nas atividades. Vai visitar a terra natal depois de dez anos. Quer levar a notícia do prêmio e comemorar com a família. A vida de Edineide dá um livro, mas ela explica: “Não sou boa para escrever, sou boa para levar livro”.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br