Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/11/21 às 18h52 - Atualizado em 19/11/21 às 17h13

Ana Luiza Bellacosta

COMPARTILHAR

Texto e edição: Mônica Pedroso (Ascom/Secec)

20.11.21

08:00:00

 

Atriz formada pela Universidade de Brasília (UnB), palhaça premiada, diretora, arte educadora e produtora cultural. Ana Luiza Bellacosta é especialista técnica em palhaçaria clássica pela École de Clown et Comedie Francine Cotê Montreal-CA.

 

E quem pensa que palhaça é só gargalhada, não imagina o que essa mulher já fez e faz. No cenário cultural há vinte anos, ela é fundadora do Cabaré da Nega, primeiro cabaré circense produzido, dirigido e protagonizado por uma mulher negra no Brasil. Também integra a Andaime Cia. de Teatro, a Cia. Colapso e o coletivo Laboratório de Palhaças e Palhaços.

 

Prêmio Mulheres Negras

 

Bellacosta integra o Quilombo Beijamim de Oliveiro, um coletivo de palhaces pretes; ministra oficinas de formação teatral e de comicidade; trabalha com mulheres, jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social e durante 15 anos foi palhaça nos hospitais públicos do Distrito Federal alegrando a rotina dos pacientes.

 

Na parte acadêmica, pesquisa a comicidade negra, a revisão de conceitos de gênero e raça na construção do humor. Também milita pela importância do protagonismo negro em festivais de circo e teatro. Tudo isso sem perder o humor e a graça.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br