21/02/22 às 11h37 - Atualizado em 6/10/22 às 12h42

Conselho de Cultura abre eleições para representantes da sociedade civil

Texto: Sâmea Andrade / Edição: Sérgio Maggio

21/2/2022

Ouça o resumo da notícia:

Um dos mais representativos órgãos do Sistema de Arte e Cultura (SAC), o Conselho de Cultura do Distrito Federal (CCDF) vai renovar a composição de representantes da sociedade civil. Regido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), o edital de convocação das eleições (1/2022) foi publicado nesta segunda-feira (21.2), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). As inscrições ficam abertas entre o período de 2  e 16 de março de 2022.

Edital 1 – CCDF

Serão preenchidas quatro cadeiras de conselheiros titulares e quatro de suplentes, que serão eleitos pelo integrantes dos Conselhos Regionais de Cultura (CRC) para mandato de três anos.

“As organizações da arte e da cultura de todo o Distrito Federal devem se organizar para trazer seus representantes ao CCDF. É importante não apenas a representação territorial, mas também a dos vários segmentos e linguagens atuantes no nosso quadradinho”, aponta a presidente do Conselho, Beth Fernandes.

COMO PARTICIPAR

As inscrições devem ser realizadas por entidades, grupos, fóruns, coletivos e instâncias de participação que comprovarem atuação em arte e cultura. Essas entidades indicarão candidatos com no mínimo oito anos de atuação na área cultural, quatro anos de residência no Distrito Federal, e idade igual ou superior a 18 anos na data da posse.

Inscreva-se

Os conselheiros que queiram se reeleger, assim como os integrantes dos Conselhos Regionais de Cultura (CRCs) e membros de outros conselhos ligados ao SAC-DF que queiram se candidatar, deverão de desincompatibilizar até o dia 2 de março de 2022, data do começo das inscrições que seguem com horário limite das 18h do dia 16.3.

O resultado preliminar das candidaturas válidas será divulgado na página do Conselho de Cultura do Distrito Federal e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

COMO SERÁ A VOTAÇÃO

A votação será realizada por meio eletrônico entre os dias 4 e 11 de abril. O link será disponibilizado no site do CCDF. Cada eleitor poderá votar em até quatro candidatos. Em caso de empate, será realizado segundo turno de votação (entre os dias 18 e 19 de abril).

Em atendimento aos critérios de representatividade e à paridade de gênero, exigidos pela Lei Orgânica da cultura (LOC), devem ser eleitos, no mínimo: um representante com atuação em políticas afirmativas, com conhecimento e atuação em arte inclusiva; um representante com atuação em economia criativa; e duas conselheiras mulheres.

CRONOGRAMA DAS ELEIÇÕES

Inscrição de candidaturas 0h do dia 2 de março de 2022 às 18h do dia 16 de março de 2022.
Diligências e habilitação das candidaturas válidas 18 a 24 de março de 2022.
Divulgação das candidaturas habilitadas 25 de março de 2022.
Recebimento de recursos 26 a 30 de março de 2022.
Divulgação das candidaturas válidas 1 de abril de 2022.
Realização de lives com os (as) candidatos (as) 2 e .3 de abril de 2022.
Realização das eleições on-line 0h do dia4 de abril de 2022 às 18h do dia 11 de abril de 2022.
Publicação de resultado das eleições e envio para publicação 12 de abril de 2022.
Em caso de empate, realização de segundo turno 0h do dia 18 de abril de 2022 às 18h do dia 19 de abril de 2022.
Homologação do resultado das eleições e envio para publicação 20 de abril de 2022.