Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/10/21 às 16h21 - Atualizado em 18/10/21 às 16h52

CCDF lança edital para novo triênio dos CRCs

COMPARTILHAR

Texto: Loane Bernardo/ Edição: Sérgio Maggio (ASCOM/SECEC)

18/10/2021

14:20:03

 

O Conselho de Cultura do Distrito Federal (CCDF) convoca novas eleições para a escolha de oito Conselheiros Regionais, com o intuito de compor o triênio 2022/2025. O edital foi publicado nesta segunda-feira (18.10), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). O certame prevê a escolha de representantes para as Regiões Administrativas de Arniqueira, Candangolândia, Lago Norte, Lago Sul, SIA, Sudoeste/Octogonal e Taguatinga.

 

Com o período de inscrições de 18 de outubro a 16 de novembro de 2021, o processo, deliberado junto ao CCDF, foi especialmente desenvolvido para atendimento às premissas de participação social, cumprindo os princípios jurídicos e administrativos exigidos pela Lei Orgânica da Cultura (LOC).

 

INSCREVA-SE E CONFIRA O PASSO A PASSO

https://www.cultura.df.gov.br/eleicoes-dos-conselhos-regionais-de-cultura-inscreva-se/

 

Nesse sentido, o CCDF atua em esforço para que os agentes culturais de todas as Regiões Administrativas possam participar do processo de seleção dos novos colegiados. As eleições serão realizadas de modo on-line entre os dias 03 a 17 de janeiro de 2022.

 

 

CONSELHOS REGIONAIS DE CULTURA

O colegiado é composto por nove membros, em que oito são representantes da sociedade civil com atuação na área cultural e um que atue como líder comunitário de cultura. Para concorrer às vagas, os interessados precisam comprovar atuação por meio da apresentação de currículo, portfólio e ter 18 anos ou mais no dia da posse.

 

A conselheira de cultura do CCDF Aline Maria considera fundamental a mobilização para compor os colegiados regionais, começando pelo trabalho das lideranças culturais, gerentes de cultura e pontos focais dentro de cada macrorregião, incluindo campanhas diferenciadas. “Trabalhar em um Conselho Regional de Cultura é deliberar, defender e lutar pela identidade cultural da sua região, em um formato inédito e de construção coletiva”, defende.

 

COMO PARTICIPAR

Para realizar a inscrição, os interessados deverão preencher os formulários (clique aqui) com as informações solicitadas a partir da 0h do dia 18 de outubro até as 23h59 do dia 16 de novembro de 2021.

 

O formulário de Inscrição de Candidatura, Formulário de Votação, a Declaração de não Ocupação de Cargos na Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, o modelo de Declaração de Residência e de Declaração de Ciência estão disponibilizados eletronicamente no site do CCDF.

 

Não poderão efetuar inscrição agentes culturais que exerçam cargos efetivos ou de livre nomeação e exoneração na Secec, ou em qualquer Administração Regional do Distrito Federal. Também está impedido de participar o servidor ocupante de cargo de livre nomeação e exoneração em gabinetes parlamentares e de lideranças partidárias.

 

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

No ato da inscrição, devem-se enviar, em formato PDF ou similar, os seguintes documentos:

  • Cópia simples do documento de identificação oficial com foto, para provar que tem 18 anos ou mais;
  • Cópia simples comprovante de residência ou de declaração de residência, comprovando que mora no DF há dois anos ou mais;
  • Declaração de que não é servidor efetivo ou detentor de cargo em comissão ou função de confiança na Secretaria de Cultura ou em qualquer administração regional do Distrito Federal.
  • Declaração de que não é ocupante de cargo de livre nomeação e exoneração em gabinetes parlamentares e em lideranças partidárias.
  • Declaração de Ciência,

 

ACOMPANHE O CRONOGRAMA

  • Inscrição de candidaturas – 18 de outubro a 16 de novembro;
  • Diligências e habilitação das candidaturas válidas – 22 a 26 de novembro;
  • Divulgação das candidaturas habilitadas – 01 a 03 de dezembro;
  • Recebimento de recursos – 06 a 10 de dezembro;
  • Divulgação das candidaturas válidas – 15 a 31 de dezembro;
  • Realização das eleições on-line – 03 a 17 de janeiro de 2022;
  • Homologação do resultado das eleições – 27 de janeiro a 03 de fevereiro de 2022;
  • Publicação DODF dos eleitos – 04 a 08 de fevereiro de 2022;
  • Posse WEB/Presencial – 14 a 18 de fevereiro de 2022;

 

Informações e dúvidas: candidatura.conselhodecultura.df@gmail.com

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br