12/07/18 às 11h38 - Atualizado em 13/11/18 às 14h36

Brasília recebe encontro internacional sobre inovação cultural

A Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal se une à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e ao Observatório de Políticas Culturais da Universidade de Brasília para realizar o Encontro Internacional sobre Cultura, Desenvolvimento e Território, no Museu Nacional da República, dias 16, 17 e 18 de julho de 2018. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

Para participar, inscreve-se neste link: https://goo.gl/VHyoed

O Encontro Internacional Cultura, Desenvolvimento e Território discutirá o impacto das ações culturais e criativas no DF e no Brasil como um todo, combinando experiências de política cultural, gestão e ativismo social. O objetivo é dar visibilidade a iniciativas inovadoras de governos, estudiosos e sociedade civil a fim de contribuir para o desenvolvimento, em sentido amplo, do território e seus agentes.

Um dos destaques da programação é o colombiano Jorge Melguizo, ex-secretário de Cultura e de Desenvolvimento Social de Medellín (Colômbia), entre 2005 e 2010. Durante este período, Melguizo revolucionou a cidade ao utilizar projetos sociais e culturais como “armas” para combater a corrupção e os altos índices de violência que existiam à época.

No campo de políticas públicas para juventude, o destaque fica por conta de Antônio de Pádua, coordenador geral do RUAS (Rede Urbana de Ações Socioculturais) e do Programa Jovens de Expressão, Distrito Federal. Pádua trabalha com inclusão social do jovem através da ocupação de espaços públicos e promove o seu empoderamento por meio da junção do trabalho social de base e da produção de eventos com foco na cultura urbana.

Outra presença confirmada é a do escritor e doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Fabiano Piúba. Atual secretário de Cultura do Ceará e presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Cultura, Piúba dialogará sobre sua experiência em gestões inovadoras e integração dos estados brasileiros na formulação das diretrizes para uma política cultural colaborativa.

A programação, com convidados do Brasil e de outros países, visa estimular o debate entre perspectivas locais, nacionais e internacionais e fortalecer o entendimento da cultura como fator essencial no desenvolvimento integrado do território.

O evento é todo gratuito e aberto à comunidade.

Dia 16/07 (segunda-feira)

18h – MESA DE ABERTURA

• Maria de Fátima Makiuchi – coordenadora do Observatório de Políticas Públicas Culturais (OPCULT/UnB-DF)
• Isabel de Paula – coordenadora de Cultura a.i. da UNESCO no Brasil (DF)
• Guilherme Reis – secretário de Cultura do Distrito Federal

19h às 20h – CONFERÊNCIA DE ABERTURA E COQUETEL

• Jorge Melguizo (Colômbia) – ex-secretário de Cultura e de Desenvolvimento Social de Medellín, jornalista, consultor e professor de gestão pública, cultura cidadã, desenvolvimento organizacional da sociedade civil.

Dia 17/07 (terça-feira)

10h às 11h30 – PAINEL “Cultura e Futuro Urbano”

• Isabel de Paula – coordenadora de Cultura a.i. da UNESCO no Brasil (DF)
• Luciana Lima Guilherme – professora do MBA em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão da Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ) e consultora e pesquisadora em economia criativa, desenvolvimento e políticas públicas de cultura (RJ)