Governo do Distrito Federal
30/06/23 às 16h41 - Atualizado em 30/06/23 às 16h49

Bombeiros aprovam projeto de reforma do Cine Itapuã

Texto: Giselle Chassot/ Edição: Lúcio Flávio (Ascom Secec)

 

O Cine Itapuã, do Gama, está mais próximo de ser entregue à população. Os bombeiros aprovaram os projetos para reforma da edificação. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) fez as adequações solicitadas e demonstrou a titularidade do espaço e a distância exigida entre o prédio e as lojas vizinhas. Agora, estão em fase de elaboração os documentos necessários para a licitação e o orçamento (pesquisa de preços)

 

O próximo passo até a linha de chegada é a elaboração do projeto básico para o processo licitatório, sob a responsabilidade da área de arquitetura da Secretaria. Como já há uma minuta da documentação, o subsecretário de Administração Geral, (Suag), Tiago Gonçalves, acredita que, em cerca de quinze dias, essa etapa esteja concluída. Em seguida é elaborada a pesquisa de preços e se inicia a captação de recursos para a obra. Só depois de superadas essas etapas, pode ser iniciado o processo licitatório para escolha da empresa que vai executar a obra.

 

Foto: Caio Marins

Nessa quinta-feira (29), o secretário Bartolomeu Rodrigues reuniu-se com a administradora, Joseane Feitosa, e o Conselho Regional do Gama. A  arquiteta responsável pelo projeto básico da revitalização, Sandra Furlan, apresentou a planta-baixa aprovada pelos bombeiros. Ela esclareceu que a ideia de manter um espaço que funcione como cinema, teatro e espaço para shows e apresentações de espetáculos fez com que se levassem em conta pareceres de consultores dessas áreas.

 

O secretário comemorou a aprovação dos bombeiros e garantiu que os problemas como a inclinação do terreno, o tamanho do palco, saídas de emergência e acessibilidade para o público e os artistas estão resolvidos. “Em cima da antiga estrutura – que é segura – temos um projeto totalmente novo”, disse. Ele disse ainda que o foyer do Itapuã será uma atração à parte. “Será um espaço nobre, onde poderão acontecer lançamentos de livros e exposições”, previu.

 

A administradora do Gama lamentou que todos os equipamentos públicos da cidade estejam em más condições de conservação. E destacou que a revitalização do Cine Itapuã vai beneficiar inclusive os comerciantes estabelecidos nas redondezas. “Um espaço novo e atraente fomenta o comércio e estimula o consumidor”, enfatizou.

 

Anos de abandono

Fechado desde 2005, o Itapuã foi transferido para a gestão da Secec em 2021, depois de anos de abandono. Desde então, há um permanente esforço pela reforma. A ideia é que o cine mais famoso fora do Plano Piloto seja adaptado e esteja seguro para abrigar cinéfilos e amantes do teatro e das artes em geral.

 

“O cine Itapuã é muito mais que um espaço de projeção de filmes. É um polo cultural que pode abrigar shows, espetáculos. A revitalização dessa verdadeira relíquia cultural significa o resgate de um tempo em que o Gama foi referência em cultura fora do tradicional Plano Piloto”, reforça o secretário Bartolomeu Rodrigues.

 

Durante o encontro na administração do Gama, o secretário Bartolomeu fez questão de destacar que a Secec, mesmo com pouquíssimos recursos, é “a guardiã do maior sítio patrimonial do País e um dos maiores do mundo”. Ele observou que, apesar da importância histórica e cultural que de que precisa cuidar e conservar, a destinação orçamentária não acompanha o envelhecimento natural da cidade e disse que é importante que a relevância dos prédios públicos e monumentos da Capital Federal – que tem o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade – seja vista como prioridade pelas autoridades, pelo Congresso e pela população.

 

Leia mais:

SECEC e RA do Gama discutem reforma do Cine Itapuã

Cultura revitaliza o Cine Itapuã

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br