3/02/23 às 14h08 - Atualizado em 14/03/23 às 12h40

BNB recebe encontro de mulheres escritoras

Texto: Déborah Gouthier. Edição: Sâmea Larisse/Ascom Secec

Fachada lateral da Biblioteca Nacional de Brasília, edifício branco com arcos e sob pilotis

Biblioteca Nacional de Brasília

Para fortalecer e valorizar a história das mulheres que contam as histórias do Brasil, a Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), equipamento cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec), promove, no próximo mês de março, o Encontro Regional das Letras: Mulheres Escritoras do Centro-Oeste. O evento contará com exposição, sarau poético e mesas temáticas e terá como homenageada a escritora e educadora Maria Valéria Rezende.

A programação acontece nos dias 16 e 17 de março, dentro das celebrações do Dia Internacional da Mulher, data reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como marco na defesa dos direitos das mulheres e da igualdade de gênero. “Valorizar a escrita da mulher contemporânea, abrindo canais para difusão e troca, foi o principal motivo para a organização do evento. Se os caminhos para a difusão, e mesmo a comercialização, das obras dessas escritoras já são difíceis nos polos tradicionais, o Centro-Oeste tem uma carência ainda maior, pela distância dos grandes centros, que infelizmente ainda se mantém”, explica Beth Fernandes, escritora e chefe da Assessoria de Relações Institucionais da Secec.

Pilha com diversos livros escritos por mulheres

Primeiros livros doados para a Coleção Mulheres Escritoras Contemporâneas. Foto: Beth Fernandes

O Encontro Regional das Letras vem proporcionar um importante intercâmbio entre escritoras de diferentes cidades da região, valorizando sua produção, possibilitando integração, cooperação, abertura de negócios e parcerias e, ainda, promovendo essas histórias femininas para o público leitor. A ideia é de que o espaço da Biblioteca Nacional de Brasília, fundamental para a promoção da cultura do DF, torne-se uma verdadeira vitrine para a produção literária desenvolvida no Centro-Oeste, enquanto ponto de encontro e de referência não só para as escritoras, mas para toda a cadeia da economia criativa do livro.

Nesse sentido, outro ponto de destaque do evento será o lançamento do selo da Coleção Mulheres Escritoras Contemporâneas, que passa a integrar o acervo da BNB, composta por obras doadas por autoras contemporâneas brasileiras. “Dezenas de livros já chegaram, doados por escritoras de vários estados, que buscam, assim, romper as barreiras históricas impostas à literatura produzida por mulheres”, destaca Beth.

O evento é aberto ao público (sem necessidade de inscrição, mas sujeito à lotação do espaço) e integra as ações da Secec na implantação da Política do Livro, Leitura e Oralidade, da qual também fazem parte projetos anuais já consolidados, como o Prêmio Candango de Literatura e o Prêmio Candanguinho de Poesia Infanto-juvenil.

Segundo a diretora da BNB, Elisa Raquel, a programação do Encontro Regional das Letras promoverá uma ampla discussão, do ponto de vista histórico, sociológico, político e literário, envolvendo a educação e a cultura. “Esperamos integrar as escritoras do Centro-Oeste e debater temas de suma importância para os dias atuais, para que as mulheres continuem alcançando o lugar que sempre almejamos”, argumenta.

Durante todo o evento haverá espaço para as autoras comercializarem e/ou trocarem seus livros.

Mulher de óculos, lendo livro em uma biblioteca

Maria Valéria Rezende, homenageada do evento. Foto: Divulgação

HOMENAGEADA

O Encontro Regional das Letras: Mulheres Escritoras do Centro-Oeste também vai homenagear e celebrar a obra e a vida de Maria Valéria Rezende, escritora nascida em 1942 em São Paulo, mas radicada na Paraíba – onde a realização do evento foi anunciada, em novembro do ano passado, durante o 5º Encontro Nacional do Movimento Mulherio das Letras.

Tradutora e freira missionária, Maria Valéria Rezende escreve obras de ficção e não ficção e tem larga experiência como educadora popular, marca visível no repertório de sua obra literária. Graduada em Língua e Literatura Francesa e em Pedagogia, ela lançou seu primeiro livro só em 2001 e, desde então, coleciona importantes premiações por suas obras, como diversos Prêmios Jabuti e o Prêmio Casa das Américas. Entre seus livros estão: “No risco do Caracol”, “Ouro dentro da Cabeça”, “Quarenta Dias”, “Outros Cantos” e “O voo da guará vermelha”.

Em 2017, ela foi uma das criadoras do Movimento Mulherio das Letras, coletivo literário feminista que reúne mais de cinco mil profissionais e artistas da cadeia criativa e produtiva do livro. O grupo tem núcleos atuantes em outros países, como Portugal, Estados Unidos e Alemanha, e realiza encontros nacionais e internacionais para possibilitar a publicação e incentivar a escrita literária feminina, frequentemente invisibilizada no panorama nacional.

SERVIÇO:

Encontro Regional das Letras: Mulheres Escritoras do Centro-Oeste

16 e 17 de março de 2023, na Biblioteca Nacional de Brasília

Aberto ao público, sem necessidade de inscrição (sujeito à lotação do espaço)

PROGRAMAÇÃO:

16/3 (quinta-feira):

Espaço Vitrine (ao longo de todo o dia)

10h – Abertura oficial e boas vindas no Hall de Exposições da BNB

• Lançamento da exposição Poema em Cartaz: Mulheres Poetas do Centro-Oeste
  • Lançamento do Selo da Coleção Escritoras Brasileiras Contemporâneas
  • Apresentação da pianista Henriqueta Mattos
  • Sarau Poético com mulheres poetas da Região Centro-Oeste