Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
6/05/24 às 12h29 - Atualizado em 6/05/24 às 12h29

BNB recebe clube de leitura com textos hispano-americanos

 

Um clube de leitura para aproximar as pessoas da literatura hispano-americana estreia em 6 de maio, às 18h, na Biblioteca Nacional de Brasília (BNB). Batizada “Entrelaçando Letras e Culturas”, a iniciativa vai contar no final do mês (20) com a presença da mexicana Laura Esquivel, autora do aclamado “Como Água para Chocolate” (1989), que será lido para o segundo encontro. O romance (novela, em espanhol) vendeu 3 milhões de cópias em 35 idiomas, virou filme (1992) e balé na Royal Opera House, de Londres, no ano passado. Esquivel é embaixadora no Brasil atualmente.

 

Uma novidade do “Entrelaçando Letras e Culturas” é que o clube dá a partida com traduções para o português, mas almeja mudar para o espanhol no final do ano, quando serão apreciados um poema de Claribel Alegría, de El Salvador e, em seguida, um conto de Carmen Lyra, da Costa Rica. O clube conta com um conselho curador e de mediação de leitura composto por professores e pós-graduandos da UnB e rende um certificado de extensão de 28 horas. Inscrições podem sem feitas por encontro no perfil do “Entrelaçando” no Instagram.

“Sou um entusiasta da cultura hispano-americana. Em 2013, entrei no curso de língua e literatura espanhola e hispano-americana da UnB, onde conheci os outros curadores e a ideia foi amadurecendo”, conta o jornalista e licenciado em Letras Gustavo Cordeiro. Ele conheceu Esquivel numa visita à Embaixada do México, se aproximou dela e a convidou a participar da Semana Universitária da UnB, no ano passado, antes de chamá-la para o clube.

 

No evento na UnB, falando sobre a questão da autoria, Esquivel disse que, algumas vezes, o autor é mal interpretado, e que o encontro com o público é uma boa oportunidade para explorar o texto. Em “Como Água para Chocolate”, a autora chegou a receber críticas de feministas, por associar a mulher à cozinha, o que ela rebate, argumentando que é possível cultivar as tradições sem deixar de fazer críticas ao patriarcalismo que assola a América Latina.

 

Formato

 

O formato do “Entrelaçando Letras e Culturas” prevê dois encontros por obra. No primeiro, há uma apresentação do autor ou autora, feita por especialista, e no segundo, cerca de um mês depois, o texto é debatido com mediação, depois de ter sido lido em casa pelos participantes.

Os trabalhos serão abertos com o conto “À Deriva”, do uruguaio Horácio Quiroga (1879-1937), cuja temática costuma abordar eventos fantásticos, na linha de Edgar Allan Poe. “É um conto que nos confronta com a finitude da vida e nos convida a refletir sobre o que realmente importa. Uma leitura impactante e inesquecível”, resume Cordeiro na apresentação do escritor para o clube.

 

Na sequência de Quiroga, virão outros pesos pesados: Pablo Neruda (poema), Jorge Luís Borges e Mario Vargas Llosa (ambos, contos). “No encontro sobre Neruda, teremos um professor especialista no autor, vindo diretamente do Chile. Nos demais contaremos sempre com a presença de pessoas do corpo diplomático, um adido cultural”, revela o idealizador da proposta.

Com quase 200 inscrições até agora para os quatro primeiros encontros, o “Entrelaçando” promete bombar. O Centro Interescolar de Línguas (CIL) da Asa Norte quer fretar ônibus para levar professores e alunos. “Fizemos a divulgação em alguns colégios também”, informa Cordeiro. Parece que aquela história de o Brasil dar as costas para a cordilheira dos Andes está com os dias contados.

 

Serviço

Clube de leitura “Entrelaçando Letras e Culturas”

Auditório da Biblioteca Nacional de Brasília

18 horas, evento gratuito.

 

Cronograma de autores/autoras

Horacio Quiroga – Uruguai

Conto: “À Deriva”

6 de maio – segunda – Apresentação

11 de junho – terça – Debate

 

Laura Esquivel – México

Livro: “Como Água para Chocolate”

20 de maio – segunda- Apresentação

23 de julho – terça – Debate

 

Pablo Neruda – Chile

Poesia: “20 Poemas de Amor e uma Canção Desesperada”

24 de junho – segunda – Apresentação

27 de agosto – terça – Debate

 

Jorge Luis Borges – Argentina

Conto: “O Jardim dos Caminhos que se Bifurcam”

13 de agosto – terça – Apresentação

24 de setembro – terça – Debate

 

Mario Vargas Llosa – Peru

Livro: “Os Chefes, os Filhotes”

10 de setembro- terça – Apresentação

22 de outubro – terça – Debate

 

Claribel Alegría – El Salvador

Poesia: “Luisa en el País de la Realidad”

8 de outubro – terça – Apresentação

25 de novembro – segunda – Debate

 

Carmen Lyra – Costa Rica

Conto: “El Tonto de las Adivinanzas”

12 de novembro – terça – Apresentação

11 de dezembro – quarta – Debate

 

Acompanhe os detalhes e atualizações pelo perfil do clube:

 

https://www.instagram.com/entrelacandolc/