Notícia Aberta
Teatro Nacional Cláudio Santoro chega à marca de 100 eventos realizados em 2025
COMPARTILHAR
Texto: André Barreto
Em menos de um ano, mais de 45 mil pessoas já passaram pelo espaço cultural mais emblemático de Brasília
O Teatro Nacional Cláudio Santoro alcança, nesta terça-feira (30), um marco histórico: 100 eventos realizados desde sua reabertura. Em menos de um ano, o espaço cultural mais emblemático de Brasília recebeu mais de 45 mil pessoas, consolidando-se novamente como referência na cena artística da capital.
Desde a retomada de suas atividades, o Teatro Nacional tem abrigado uma programação diversificada, que vai de espetáculos teatrais e musicais a mostras culturais e concertos, reafirmando seu papel como polo de difusão cultural e de formação de público.
O resultado expressivo reflete o investimento do Governo do Distrito Federal e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) na revitalização do espaço e na valorização da produção artística local e nacional.
“Chegar à marca de 100 eventos realizados e mais de 45 mil pessoas recebidas em tão pouco tempo mostra a força da cultura em Brasília e o quanto o Teatro Nacional Cláudio Santoro é um símbolo vivo da nossa identidade. Mais do que números, esse resultado representa vidas impactadas, artistas valorizados e a certeza de que investir na cultura é investir no futuro do Distrito Federal”, destacou o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes.
Na mesma linha, o subsecretário do Patrimônio Cultural, Felipe Ramón, enfatizou que depois de restaurado e reinaugurado – por meio da Sala Martins Pena - um novo desafio se mostrou na gestão do Teatro Nacional, ou seja, colocar o espaço em pleno funcionamento. “É um equipamento cultural dos mais importantes do país, e ele precisava colocar-se novamente à sociedade como um espaço de excelência da dramaturgia, da dança e das artes em geral. Foram meses de muito trabalho, mas nós conseguimos imprimir um ritmo de apresentações, de eventos e de espetáculos que atendesse os anseios da população. Dentro dessas 100 apresentações, atuamos de uma maneira bastante transversal, ou seja, atingindo várias manifestações e linguagens artísticas dentro de um mesmo equipamento. Então nós tivemos balé, música de concerto, música popular, apresentações de manifestações da cultura popular, teatro nas suas mais variadas formas de expressão, como drama, comédia, stand-up, monólogo. E anunciamos que as apresentações irão continuar urgentes, frequentes, todas as semanas com opções acessíveis a toda a população”, frisou o subsecretário.
O Teatro Nacional segue, assim, como um dos grandes símbolos da identidade cultural do DF, celebrando sua história e projetando novos capítulos para a arte brasileira.