16/10/2025 às 14h41 - Atualizado em 16/10/2025 às 14h43

Projeto Erudir abre portas para novos talentos do audiovisual no DF

COMPARTILHAR

Texto: Yasmin Azevedo I Edição: André Barreto

Iniciativa, em parceria com a Secec-DF, oferece oficinas gratuitas e online para jovens e adultos e produzirá um curta-metragem sobre histórias de superação e cultura brasiliense

O Projeto Erudir chega com uma proposta inovadora: formar e inspirar novos talentos no universo do audiovisual brasileiro, oferecendo oficinas 100% online e gratuitas em áreas essenciais como fotografia, roteiro, edição, teoria cinematográfica e produção de vídeos. Voltado a jovens e adultos a partir dos 14 anos, o projeto – realizado em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) - busca democratizar o acesso à formação técnica e criativa, abrindo caminhos para quem deseja ingressar nesse mercado, mesmo sem experiência prévia.

“Esta iniciativa traduz o que acreditamos ser o papel transformador da cultura: gerar oportunidades, qualificar profissionais e revelar novos talentos. Ao democratizar o acesso à formação no audiovisual, o Distrito Federal reafirma sua vocação criativa e o compromisso do governo em tornar a cultura um caminho real de desenvolvimento e inclusão”, destacou o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes.

As oficinas, online, serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h, conduzidas por profissionais experientes e reconhecidos no setor audiovisual. Além disso, todas as aulas contarão com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade e inclusão para pessoas surdas e com deficiência auditiva.

Da teoria à prática: alunos participarão de um curta-metragem profissional

Como parte prática da iniciativa, o Projeto Erudir culminará na produção de um curta-metragem docuficcional, com duração de até 40 minutos, que será realizado em Brasília, entre os dias 29 de novembro e 25 de dezembro de 2025. As gravações ocorrerão das 17h às 21h, e não será necessário estar presente em todos os dias de filmagem.

O filme abordará temas de forte impacto social e cultural, como a Lei Distrital nº 7.241/2023 (“Por Todas Elas”), apoio social, superação de desafios, persistência diante da adversidade, histórias inspiradoras e a cultura local da capital federal.

Os alunos que participarem das oficinas poderão se inscrever para integrar a equipe do curta: seja no roteiro, na produção, na direção, na técnica ou até mesmo atuando como atores e atrizes. Todos os participantes terão seus nomes nos créditos finais da produção, fortalecendo o portfólio e proporcionando uma experiência real de set de filmagem profissional.

Formação, cultura e oportunidade

Mais do que um curso, o Projeto Erudir representa um movimento de valorização da cultura e da expressão artística no Brasil. Ao unir educação, inclusão e prática profissional, o programa consolida-se como um espaço de descoberta de novos olhares e narrativas, estimulando a criação de conteúdos que refletem a diversidade e a força criativa do Distrito Federal.

Inscrições abertas no site https://erudir.com.br/