Notícia Aberta
Pedra Fundamental de Brasília, em Planaltina, é tombada como Patrimônio Histórico e Cultural Nacional
COMPARTILHAR
Texto: André Barreto
Marco simbólico da história do Distrito Federal, o espaço ganha reconhecimento nacional. Secretaria de Cultura e Economia Criativa participou do processo
A Pedra Fundamental, localizada em Planaltina, acaba de ser oficialmente reconhecida como Patrimônio Histórico e Cultural Nacional, reforçando sua importância para a memória da cidade e do Distrito Federal.
O secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes, destacou a trajetória de luta para garantir a preservação e valorização do local. “Sempre busquei que este monumento fosse mais do que um ponto turístico, que se tornasse uma referência da nossa cultura, da nossa história e da nossa gente”, afirmou.
Abrantes lembrou que, desde 2021, apresentou um projeto de lei para transformar a área em parque, além de medidas para levar infraestrutura, como iluminação e pavimentação, e inaugurar a cápsula do tempo, símbolo do patrimônio e da memória local. Mais recentemente, a Comissão de Assuntos Fundiários aprovou a transformação da região em Monumento Natural, assegurando a proteção do espaço e a melhoria da qualidade de vida da população de Planaltina.
“O reconhecimento da Pedra Fundamental é motivo de muito orgulho para todos nós. Convido a população a conhecer este patrimônio, se conectar com nossa história e valorizar o que é nosso”, concluiu Abrantes.
A Pedra Fundamental, portanto, se consolida como um símbolo de memória, cultura e futuro, reforçando a identidade de Planaltina e do Distrito Federal.