Notícia Aberta
Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional apresenta concerto didático para estudantes da rede pública
COMPARTILHAR
Edição: André Barreto
Musicalização e aprendizagem marcaram a tarde de cerca de cerca de 400 estudantes de escolas públicas de Sobradinho, Brazlândia e Planaltina nesta quarta-feira (30). Eles tiveram a oportunidade de mergulhar no universo da música clássica ao assistir a um Concerto Didático da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, sob a regência do maestro Cláudio Cohen. A apresentação foi realizada na Sala Martins Pena.
A ação é uma parceria entre as Secretarias de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF) e de Educação (SEE), com o objetivo de aproximar os estudantes da arte sinfônica e ampliar o acesso à cultura.
O Secretário de Cultura e Economia Criativa, Cláudio Abrantes, explicou que o programa foi pensado para formação de plateia entre estudantes da rede pública. “O maestro, em um primeiro momento, apresenta todos os instrumentos; como é a composição da Orquestra; o corpo sinfônico. Após, ele faz a “afinação” da plateia – que é explicar como os estudantes devem se portar em qualquer concerto. Então, se dá o concerto propriamente dito, com obras eruditas, populares e até pop, nas quais os jovens se identificam. Além da importância do impacto da musicalização na vida dos estudantes, eles têm a oportunidade de conhecer um teatro. É uma oportunidade única”, destaca Abrantes.
Por sua vez, o maestro e regente Cláudio Cohen ressaltou a importância do projeto Concertos Didáticos, que busca aproximar os estudantes da música erudita de forma acessível e interativa. “Nosso objetivo é garantir acessibilidade às crianças, permitindo que conheçam a Orquestra não apenas como espectadoras de um concerto tradicional, mas entendendo cada instrumento e família instrumental. Elas têm a oportunidade de ouvir obras clássicas e populares e conectar-se com essa manifestação artística que é a música de concerto“, explicou Cohen.