22/07/2025 às 12h37 - Atualizado em 22/07/2025 às 12h37

Jovens e crianças brilham no Distrito Junino 2025 e encantam o público de Samambaia e Taguatinga

COMPARTILHAR

Edição: André Barreto I Foto: Gabriela Félix

Grupos juvenis mostram talento e tradição, reforçando o papel educativo e afetivo das festas juninas na formação de crianças e adolescentes

O fim de semana foi de emoção, tradição e muito encanto nas etapas de Samambaia e Taguatinga do Distrito Junino 2025. De 18 a 20 de julho, o circuito recebeu dezenas de grupos, entre eles, representantes juvenis que protagonizaram apresentações aplaudidas e celebradas pelo público.

A forte presença de quadrilhas formadas por crianças e adolescentes chamou a atenção. Com vestidos coloridos, sorrisos sinceros e coreografias vibrantes, os pequenos mostraram que o São João também é feito de formação, alegria e pertencimento. Os grupos juvenis reforçam vínculos comunitários e contam com o apoio de famílias, escolas e lideranças culturais locais.

Em Taguatinga, o primeiro lugar ficou com a quadrilha Arrocha o Nó, seguida por Formiga da Roça e Matulão. Já em Samambaia, a grande vencedora foi a Pau Melado, com Santo Afonso e Filhos do Sol completando o pódio.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, acredita que ver crianças e adolescentes brilhando nas apresentações do Distrito Junino 2025 é emocionante. “São esses grupos juvenis que nos mostram, com cor, energia e afeto, como as festas juninas também cumprem um papel educativo e formador. Quando apoiamos essas iniciativas, estamos investindo na cultura, na cidadania e no futuro do DF. A cultura popular é uma poderosa ferramenta de pertencimento e transformação social”, reforça Abrantes.

No mesmo sentido, a coordenadora geral do evento, Janaína Karlen, disse que essas apresentações mostram que as quadrilhas são mais do que dança: são espaços de educação, afeto e cidadania. “Ver a garotada na arena é entender que essa cultura atravessa gerações e segue viva”, afirma.

Além das apresentações juninas, os palcos receberam atrações musicais regionais que animaram o público entre uma quadrilha e outra. Em Samambaia, passaram pelo palco Trio Sabrina Vaz, Trio Balançado e Fernando Mangabeira, com o show de encerramento comandado pelo cantor Alex Junior. Em Taguatinga, se apresentaram o Trio Bacural Arretado, Forró de Feira, Trio Forró Arroxado e, fechando a programação, o cantor Klebbin.

As etapas fazem parte da fase classificatória do circuito, que segue até agosto por diversas regiões administrativas do Distrito Federal. As próximas apresentações acontecem nos dias 25, 26 e 27 de julho, com programações em Samambaia (QN 502, ao lado da Igreja da Barca) e no Paranoá (ao lado da Administração Regional).