Notícia Aberta
Duas novas exposições abrem as portas para priorizar pessoas cegas ou com baixa visão
COMPARTILHAR
Edição: André Barreto
Objetivo é transformar o tato em protagonista e promover a democratização da arte
O Governo do Distrito Federal consolida seu compromisso com a inclusão cultural ao receber duas exposições inovadoras, fomentadas pelo Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC), que priorizam a acessibilidade de pessoas cegas ou com baixa visão. As mostras "O Que Nos Toca", da artista Bety Alvarenga, e "Sensibilità", de Claudia Bertolin, redefinem a experiência artística ao transformar o tato em protagonista e promover a democratização da arte.
O projeto "Sensibilità: uma experiência sensorial e inclusiva", de Claudia Bertolin, percorre shoppings do DF entre julho e outubro. A exposição exibe obras criadas com a técnica de Fusing (fusão de vidro e metal), além de peças produzidas por pessoas com deficiência visual em oficinas realizadas no CEEDV e na Biblioteca Braille Dorina Nowill.
Com curadoria de Bisser Nai, a mostra integra audiodescrição via QR Code, descrições em Braile, intérpretes de Libras e mediação tátil. A temporada tem início no JK Shopping (Taguatinga) de 27 de julho a 7 de setembro, seguindo para o Venâncio Shopping (Plano Piloto) de 1º a 29 de outubro, sempre das 10h às 22h. Agendamentos para grupos devem ser feitos pelos contatos (61) 98157-4141 ou (61) 98123-0490 (WhatsApp).
Paralelamente, de 5 a 15 de agosto de 2025, a Galeria Espelho D'Água (Câmara Legislativa do DF) sedia "O Que Nos Toca", exposição pioneira que convida o público a sentir arte além da visão. Com 15 obras táteis em 3D, elaboradas com a técnica de Arte Francesa, Bety Alvarenga recria ícones de Michelangelo, Da Vinci, Frida Kahlo e Tarsila do Amaral em relevos de papel, tecidos e algodão.
A mostra oferece recursos como audiodescrição por auriculares, identificação em Braile e mediação especializada. Visitas de escolas e instituições podem ser agendadas pelo telefone (61) 99988-9054, incluindo transporte gratuito para 300 alunos cegos da rede pública.
Ambas as iniciativas reforçam o impacto social da arte inclusiva. Enquanto "O Que Nos Toca" propõe uma imersão empática - desafiando videntes a explorar obras de olhos vendados -, "Sensibilità" amplia o diálogo multissensorial, incorporando audição. Os projetos, viabilizados pelo FAC, destacam-se não apenas pela acessibilidade, mas pela construção de pontes entre diferentes formas de perceber o mundo.
Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, essas exposições representam o que há de mais potente na política cultural do DF: arte feita para todos, com sensibilidade, inovação e inclusão. “Ao apoiar projetos dessa natureza, o FAC reafirma nosso compromisso com a acessibilidade e com uma cultura verdadeiramente democrática, que acolhe e transforma”, reforçou Abrantes.
Serviço:
Mostra "Sensibilità: uma experiência sensorial e inclusiva"
JK Shopping (Taguatinga) de 27 de julho a 7 de setembro, e no Venâncio Shopping (Plano Piloto) de 1º a 29 de outubro
Das 10h às 22h
Mostra "O Que Nos Toca"
Galeria Espelho D'Água (Câmara Legislativa do DF)
5 a 15 de agosto de 2025
Agendamentos para grupos devem ser feitos pelos contatos (61) 98157-4141 ou (61) 98123-0490 (WhatsApp).
Entrada franca em todas as exposições.