17/07/2025 às 16h06 - Atualizado em 17/07/2025 às 17h37

Distrito Junino destaca força das quadrilhas de Samambaia e Taguatinga em nova etapa de competições

COMPARTILHAR

Edição: André Barreto I Fotos: Samuel Andrade

Com mais de 60 grupos juninos participantes no evento, cidades-sede mostram protagonismo no maior circuito quadrilheiro do DF e disputam lugar para a grande final na Esplanada dos Ministérios, em agosto

A terceira semana do Distrito Junino 2025 começa nesta sexta-feira (18), com programação simultânea em Taguatinga e Samambaia. Palcos de tradição e história do movimento junino no Distrito Federal, as duas regiões abrigam 12 das 63 quadrilhas participantes do circuito, representando as três entidades que integram a iniciativa e que acumulam décadas de dedicação e defesa da cultura popular.

As apresentações acontecem de 18 a 20 de julho, sempre a partir das 18h, com entrada gratuita mediante retirada de ingressos pelo Sympla. Em Taguatinga, o evento será realizado no Taguaparque. Já em Samambaia, a festa acontece na QN 502, próxima à Igreja da Barca.

Além das competições, o público poderá curtir trios de forró, atrações musicais regionais, comidas típicas e uma estrutura pensada para acolher toda a família. A etapa é classificatória e definirá as quadrilhas que avançam às semifinais do circuito.

Mais do que apresentações, o Distrito Junino tem promovido um movimento de valorização da cultura quadrilheira como patrimônio imaterial e econômico do DF. 

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes, Taguatinga e Samambaia são territórios simbólicos da cultura junina no Distrito Federal. “E ver essas cidades pulsando com o Distrito Junino 2025 é a prova viva da força e da beleza da nossa tradição. São mais de 60 quadrilhas que representam décadas de resistência, paixão e dedicação à cultura popular. Valorizar esse movimento é garantir que a identidade do nosso povo continue viva e presente nas novas gerações”, reforça Abrantes.

“Samambaia é solo fértil para o forró, para o teatro junino e para a formação de novos artistas. As quadrilhas daqui representam identidade, fé e resistência”, afirma Hamilton Tatu, da União Junina Brasiliense, entidade que reúne 18 grupos com forte atuação na cidade.

Márcio Nunes, presidente da Liga Independente de Quadrilhas Juninas do DF e Entorno (LINQ DF), que possui 25 grupos no circuito, destaca a mobilização popular e a forte presença das regiões. “Taguatinga tem um legado importante. Ver as quadrilhas da região brilhando em casa, com apoio da comunidade, é uma forma de fortalecer nossa cultura com orgulho”, relata.

Para Robson Vilela, conhecido como Fusca, presidente da Federação de Quadrilhas Juninas do DF (FEQUAJU), que conta com 20 representantes das RAs, a etapa também representa um marco simbólico. “Essa concentração de quadrilhas das cidades-sede mostra que o Distrito Junino não é um evento que passa pelas regiões, ele nasce nelas. Estamos vendo o maior circuito da história do DF construindo-se com base no protagonismo de quem sempre manteve essa chama acesa”, conta.

Segundo Affonso Gomes, presidente do Instituto Orgulho de Ser Nordestino, Samambaia e Taguatinga não apenas recebem o evento, mas vivem o São João durante todo o ano. “A força do movimento quadrilheiro nessas regiões é reflexo de um trabalho coletivo que atravessa gerações e forma verdadeiras comunidades culturais”, afirma. 

Serviço – Distrito Junino 2025

Etapas: Taguatinga e Samambaia

Datas: 18, 19 e 20 de julho

Horário: A partir das 18h

 Entrada: Gratuita com ingressos via Sympla

 Taguatinga: Taguaparque

Samambaia: QN 502 – Próximo à Igreja da Barca

Ingressos

Taguatinga - Taguaparque (18 a 20 de julho)

Retire aqui o seu ingresso gratuito para Taguatinga

Samambaia - QN 502 – Próximo à Igreja da Barca (18 a 20 de julho)
Retire aqui o seu ingresso gratuito para Samambaia