07/08/2025 às 16h22 - Atualizado em 07/08/2025 às 16h22

Distrito Junino 2025 segue em Santa Maria com mais três dias de festa e cultura popular

COMPARTILHAR

Edição: André Barreto

Programação acontece nos dias 8, 9 e 10 de agosto no Quadradão da QC 1, ao lado da Administração Regional, com entrada gratuita

O Distrito Junino 2025 continua a movimentar o cenário cultural do Distrito Federal e retorna nesta semana a Santa Maria com mais uma etapa classificatória. De 8 a 10 de agosto, o Quadradão da QC 1, ao lado da Administração Regional, será novamente o palco de uma grande celebração da cultura nordestina, reunindo a comunidade local para prestigiar quadrilhas juninas de diversas regiões.

Ao longo dos três dias, o público poderá acompanhar gratuitamente uma programação intensa, com 21 apresentações de quadrilhas juninas, além de shows regionais e trios de forró que animam os intervalos. Figurinos elaborados, coreografias marcantes e narrativas cheias de simbolismo compõem os espetáculos, que encantam o público e reforçam a importância das festas juninas como patrimônio cultural.

A etapa também contará com atrações musicais como Trio Sacode Brasil, Trio Pinga Fogo e Trio Fernando Mangabeira, que assumem o comando dos intervalos grandes em cada noite, mantendo a energia elevada entre uma apresentação e outra.

Para Affonso Gomes, presidente do Instituto Orgulho de Ser Nordestino, cada fim de semana tem reafirmado o poder simbólico das quadrilhas. Ele destaca que "Santa Maria tem sido uma grande anfitriã para o Distrito Junino.”

Robson Vilela, conhecido como Fusca, presidente da Federação de Quadrilhas Juninas do DF (FEQUAJU), também reforça a importância da iniciativa. Segundo ele, "ter este espaço defendido como uma política pública e todo o acolhimento que estamos recebendo faz toda a diferença para a continuidade deste trabalho tão bonito, que preserva uma cultura imaterial tão rica".

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, lembra que o evento faz parte de uma política pública robusta. "Estamos promovendo uma das maiores ações culturais do calendário local da história da cidade, descentralizando recursos. A iniciativa movimenta a economia criativa e oferece ao cidadão acesso a um espetáculo gratuito de arte popular da melhor qualidade", afirmou.

O circuito, que se aproxima da reta final, é composto por 14 etapas classificatórias e reúne 63 quadrilhas juninas, representando as três entidades do movimento no DF: União Junina, FEQUAJU e LINQ DF. O encerramento será realizado com grande festa de encerramento na Esplanada dos Ministérios, com a apresentação das melhores colocadas de cada entidade.

Confira a programação completa de apresentações:

08/08 – Sexta-feira

Trio Sacode Brasil (intervalo grande)

 20h – Balalaica

 21h – Quebra Quebra

 21h35 – Porque Isso Acontece

 22h10 – Aparecida

 22h45 – Semear

09/08 – Sábado

 Trio Pinga Fogo (intervalo grande)

 20h – Melado Jr (participação)

 20h35 – Pau Melado

 21h10 – Papa Chico

 21h45 – Chapéu de Palha Gama

 22h20 – Santo Afonso

 22h55 – Busca Pé

 23h30 – Sol do Cerrado

10/08 – Domingo

 Trio Fernando Mangabeira (intervalo grande)

 20h – Eta Peleja

 20h35 – Arrasta Pé

 21h10 – Arraiá Chapéu de Palha

 21h45 – Filhos do Sol

 22h20 – Pão com Ovo

 22h55 – Tradição

 23h30 – Chamego Bom

Serviço – Distrito Junino 2025 – Etapa Santa Maria

Data: 8, 9 e 10 de agosto (sexta-feira à domingo)

Horário: A partir das 18h

Local: QC 1, ao lado da Administração Regional de Santa Maria

Entrada gratuita: Retirada de ingressos no Sympla

Mais informações: @distritojunino2025