Notícia Aberta
Cultura homenageia personalidades com a Medalha do Mérito Distrital da Cultura Seu Teodoro
COMPARTILHAR
Texto: André Barreto
Entrega da honraria ocorreu na quarta-feira, 25, na Sala Martins Pena do Teatro Nacional Cláudio Santoro
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) promoveu, na quarta-feira (25), a entrega da Medalha do Mérito Distrital da Cultura Seu Teodoro - maior honraria cultural do Distrito Federal - a personalidades que se destacam na atuação ou incentivo à cultura do DF. A solenidade ocorreu na Sala Martins Pena do Teatro Nacional Cláudio Santoro.
De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, existem dias que falam mais alto - e hoje é um deles. “Vivemos um momento de reconstrução da cultura no Brasil e no Distrito Federal, e isso se revela em ações, números e, sobretudo, no sentimento de pertencimento. Este é um dia simbólico, porque estamos reunidos em um templo sagrado da cultura nacional, o Teatro Nacional Claudio Santoro, para celebrar não só a arte, mas o esforço coletivo de artistas, produtores, servidores e autoridades que tornaram esse reencontro possível. A reabertura da sala Martins Pena marca a continuidade de uma história que estamos reconstruindo juntos, com orgulho e perseverança”, reforçou Abrantes.
Visivelmente emocionada, Gisèle Santoro, viúva do maestro Cláudio Santoro e uma das agraciadas com a honraria, disse que “é muito bom, dois artistas estarem juntos. Ele [Claudio Abrantes] é artista, tanto quanto eu. Vocês não sabem a emoção que é. Eu vivi isso aqui, desde as primeiras peças, a primeira vez, o primeiro concerto. Foi sempre assim o sonho da gente, colocar a arte musical, a ópera, o teatro em seu lugar merecido".
Gisèle Santoro agradeceu o apoio de todos que a acompanharam e participaram de sua trajetória artística e pessoal. “Nossa, gente! É o maior presente que podem me dar, e à minha família, é vocês estarem aqui vivendo o que é essa maravilha, que é o Teatro Nacional Cláudio Santoro, a Sala Martins Pena, e ter uma pessoa como o nosso secretário de Cultura, que dá valor a isso. É uma pessoa que sentiu, ele fez a cultura, participou da cultura, tanto quanto eu participei, ele participou. E participou desde o início, ajudando, dando força, dando prestígio para o teatro, apoiando. Então, temos vocês aqui... todos aqui de mãos unidas, de corações unidos, de esperanças unidas”, frisou a renomada bailarina.
Conheça a lista das personalidades presentes que receberam a Medalha do Mérito Distrital da Cultura Seu Teodoro:
- Antônio Lima
- Alexandre Rabelo Patury
- Ankomarcio
- Bárbara Lins
- Carlos Alberto Neves da Silva
- Cintia Cristina de Arêdes Diniz
- Claudia Martins
- Cláudio Cohen
- Claudeci
- Coronel Ana Paula Barros
- Cristiano Lopes da Cunha
- Bryan Roger Alves de Sousa
- Francisco José Teles de Lima
- Giorge Obará
- Gisele Gama Andrade
- Gisele Santoro
- Heliene de Souza
- Janete Dornellas
- Keldison Almeida de Sousa
- Ledamar Sousa Resende
- Lucas Cerqueira Ribeiro
- Luiz Fillipi Vitelli
- Maria Inês Alves de Souza
- Omar Franco
- Paco Brito
- Patrícia Carvalho
- Pedro Afonso Franco
- Pedro Garcia
- Rodrigo Almeida Freitas
- Tathiana Dalcol
- Tico Magalhães
- Tribo da Periferia
- Valéria Cabral Athos
- Vitor Avelar
Seu Teodoro
A medalha faz referência a Teodoro Freire, representante do fluxo migratório ocorrido para a então nova capital. Seu Teodoro lutou bravamente pela valorização da cultura nordestina, característica fundamental de sua identidade e outros conterrâneos. Ele cunhou na capital do país a expressão singular do Bumba Meu Boi do Seu Teodoro, Bem Cultural de Natureza Imaterial registrado no Livro das Celebrações por sua relevância como referência cultural no âmbito do Distrito Federal.
O centenário de nascimento de Seu Teodoro ocorreu em 2020 e, como reconhecimento, o Governo do Distrito Federal criou a Medalha do Mérito Cultural “Seu Teodoro”, por meio do Decreto 41.546/2020.