26/06/2025 às 01h55 - Atualizado em 26/06/2025 às 02h08

Cultura homenageia personalidades com a Medalha do Mérito Distrital da Cultura Seu Teodoro

COMPARTILHAR

Texto: André Barreto

Entrega da honraria ocorreu na quarta-feira, 25, na Sala Martins Pena do Teatro Nacional Cláudio Santoro

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) promoveu, na quarta-feira (25), a entrega da Medalha do Mérito Distrital da Cultura Seu Teodoro - maior honraria cultural do Distrito Federal - a personalidades que se destacam na atuação ou incentivo à cultura do DF. A solenidade ocorreu na Sala Martins Pena do Teatro Nacional Cláudio Santoro.

De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, existem dias que falam mais alto - e hoje é um deles. “Vivemos um momento de reconstrução da cultura no Brasil e no Distrito Federal, e isso se revela em ações, números e, sobretudo, no sentimento de pertencimento. Este é um dia simbólico, porque estamos reunidos em um templo sagrado da cultura nacional, o Teatro Nacional Claudio Santoro, para celebrar não só a arte, mas o esforço coletivo de artistas, produtores, servidores e autoridades que tornaram esse reencontro possível. A reabertura da sala Martins Pena marca a continuidade de uma história que estamos reconstruindo juntos, com orgulho e perseverança”, reforçou Abrantes.

Visivelmente emocionada, Gisèle Santoro, viúva do maestro Cláudio Santoro e uma das agraciadas com a honraria, disse que “é muito bom, dois artistas estarem juntos. Ele [Claudio Abrantes] é artista, tanto quanto eu. Vocês não sabem a emoção que é. Eu vivi isso aqui, desde as primeiras peças, a primeira vez, o primeiro concerto. Foi sempre assim o sonho da gente, colocar a arte musical, a ópera, o teatro em seu lugar merecido".

Gisèle Santoro agradeceu o apoio de todos que a acompanharam e participaram de sua trajetória artística e pessoal. “Nossa, gente! É o maior presente que podem me dar, e à minha família, é vocês estarem aqui vivendo o que é essa maravilha, que é o Teatro Nacional Cláudio Santoro, a Sala Martins Pena, e ter uma pessoa como o nosso secretário de Cultura, que dá valor a isso. É uma pessoa que sentiu, ele fez a cultura, participou da cultura, tanto quanto eu participei, ele participou. E participou desde o início, ajudando, dando força, dando prestígio para o teatro, apoiando. Então, temos vocês aqui... todos aqui de mãos unidas, de corações unidos, de esperanças unidas”, frisou a renomada bailarina.

Conheça a lista das personalidades presentes que receberam a Medalha do Mérito Distrital da Cultura Seu Teodoro:

  1. Antônio Lima
  2. Alexandre Rabelo Patury
  3. Ankomarcio
  4. Bárbara Lins
  5. Carlos Alberto Neves da Silva
  6. Cintia Cristina de Arêdes Diniz
  7. Claudia Martins
  8. Cláudio Cohen
  9. Claudeci
  10. Coronel Ana Paula Barros
  11. Cristiano Lopes da Cunha
  12. Bryan  Roger Alves de Sousa
  13. Francisco José Teles de Lima
  14. Giorge Obará
  15. Gisele Gama Andrade
  16. Gisele Santoro
  17. Heliene de Souza
  18. Janete Dornellas
  19. Keldison Almeida de Sousa
  20. Ledamar Sousa Resende
  21. Lucas Cerqueira Ribeiro
  22. Luiz Fillipi Vitelli
  23. Maria Inês Alves de Souza
  24. Omar Franco
  25. Paco Brito
  26. Patrícia Carvalho
  27. Pedro Afonso Franco
  28. Pedro Garcia
  29. Rodrigo Almeida Freitas
  30. Tathiana Dalcol
  31. Tico Magalhães
  32. Tribo da Periferia
  33. Valéria Cabral Athos
  34. Vitor Avelar

Seu Teodoro

A medalha faz referência a Teodoro Freire, representante do fluxo migratório ocorrido para a então nova capital. Seu Teodoro lutou bravamente pela valorização da cultura nordestina, característica fundamental de sua identidade e outros conterrâneos. Ele cunhou na capital do país a expressão singular do Bumba Meu Boi do Seu Teodoro, Bem Cultural de Natureza Imaterial registrado no Livro das Celebrações por sua relevância como referência cultural no âmbito do Distrito Federal.

O centenário de nascimento de Seu Teodoro ocorreu em 2020 e, como reconhecimento, o Governo do Distrito Federal criou a Medalha do Mérito Cultural “Seu Teodoro”, por meio do Decreto 41.546/2020.