Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/03/21 às 12h55 - Atualizado em 16/03/21 às 13h38

Vitrine FAC/ Mestre ensina a atuação

COMPARTILHAR

Texto Eric Seixas*. Edição: Sérgio Maggio

16.03.21

11:15.01

 

Grande nome do teatro do Distrito Federal, o ator e diretor Humberto Pedrancini passa seus ensinamentos de teatro com o projeto “Atuação Perfeita”, que tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). O curso começa nesta terça (16.3) e segue até 18,4, num intensivo de 17 aulas. O objetivo é trocar a experiência de décadas de palco com atores e atrizes. Transmitido pelo YouTube no canal Escola de Atores, o curso conta com 14 aulas pré-gravadas, além de três lives tira-dúvidas pela plataforma Zoom.

 

O edital emergencial FAC Online garantiu R$ 15 mil e empregou 17 profissionais (empregos diretos e indiretos) da equipe de Pedrancini, garantindo a continuidade do trabalho em meio a pandemia.

 

Leia mais:

Secec lança campanha para o CEAC

Projetos fomentados FAC/Secec

 

Acesse

FAC – FUNDO DE APOIO À CULTURA

 

 

Nascido em Uberlândia, Humberto Pedrancini chegou em Brasília em 1972, onde desenvolveu intensa carreira nas artes cênicas.  “A ideia é, por meio das mídias sociais (Instagram e Facebook) e YouTube, oferecer estudos, análises e vídeo aulas que potencializem o trabalho de atores ou pessoas que se utilizam dessas técnicas para serem profissionais melhores”, revelou Humberto Pedrancini durante a entrevista com a Secec,

 

 

 

 

Entrevista// Humberto Pedrancini

 

Qual a importância desse fomento do FAC para esse projeto?

Achamos que é um estímulo esse recurso, que garante a possibilidade de continuar trabalhando em meio a esse momento tão caótico, além de permitir experiênciar uma nova forma de trabalho que descentraliza e democratiza o acesso.

 

Qual a natureza do projeto?

“Atuação Perfeita” trata-se de uma oficina online de qualificação e aperfeiçoamento para formação de atores, ministrada por um ator, diretor e professor. O curso será composto de 14 vídeos, divididos entre histórias, conceitos, orientações técnicas, exercícios e citações bibliográficas, além de três aulas ao vivo (live) e apostila com os conteúdos teóricos e exercícios práticos. Os conteúdos serão entregues semanalmente, ao longo de 4 semanas. Ao final do curso, um certificado de conclusão será entregue para todos aqueles que realizarem as práticas propostas, de forma que os alunos serão avaliados a partir do envio de vídeos para nossa plataforma.

 

Qual o impacto cultural e social do projeto?

Este curso “Atuação Perfeita”, além de atrizes e atores, poderá ter a participação de qualquer pessoa que fala em público, conduz reuniões, ou que dependa de sua presença e expressão para trabalhar. Seguimos preparando muitos conteúdos para essa finalidade. Para além do representar, falar bem e ter boa postura facilita a vida profissional de qualquer individuo em qualquer trabalho.

 

Qual o alcance do projeto e o número esperado de pessoas que estão acessando o projeto?

Esperamos ter um público superior a 200 pessoas atendidas, podendo ser do DF ou de outros estados ou ainda de outros países.

 

 

*Erik Seixas é estagiário sob a orientação de Sérgio Maggio e Sâmea Andrade.

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

e-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br