Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
25/01/24 às 17h38 - Atualizado em 25/01/24 às 18h02

VI Conferência Distrital de Cultura reúne sociedade civil e poder público para fortalecer políticas culturais no DF

Nos dias 27 e 28 de janeiro, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF) promoverá a 6ª Conferência Distrital de Cultura na Câmara Legislativa do DF. O evento, aberto ao público, tem como objetivo principal discutir propostas e fortalecer as políticas públicas culturais na região.

O encontro visa abraçar sugestões para o aprimoramento de políticas culturais, destacando-se como uma etapa fundamental na construção colaborativa dessas diretrizes. Durante a conferência, estão sendo abordadas demandas relacionadas aos seis eixos propostos no texto base do Ministério da Cultura, com a formulação de até três propostas por eixo. Estas propostas serão posteriormente levadas à Conferência Nacional, agendada para março.

Representantes de diversas vertentes culturais estarão presentes para expor opiniões sobre a importância da cultura no contexto escolar e seu papel como ferramenta de acesso ao lazer. A programação, que tem início às 8 horas da manhã, incluirá intervenções culturais, apresentação de resultados, votação das prioridades setoriais, eleição de delegados(as) setoriais e debates sobre as prioridades votadas nas pré-conferências.

Destacando-se na programação musical, o evento contará com apresentações de Martinha do Coco, os grupos Fanfarra e 7 na Roda, além do rapper Japão do Viela 17, proporcionando uma experiência cultural diversificada aos participantes.

Conforme proposto no texto base do Ministério da Cultura (MinC), serão debatidas as propostas priorizadas nas pré-conferências do Distrito Federal, abordando os seis eixos: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

A conferência contará com a presença do secretário de cultura e economia criativa do Distrito Federal, Claudio Abrantes, que destaca a importância do evento. “É com grande satisfação que, mais uma vez, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal promove uma Conferência Distrital de Cultura. Este encontro é importantíssimo para a construção colaborativa de políticas públicas culturais”, afirma o secretário.

Claudio Abrantes enfatiza a relevância da participação da comunidade na conferência. “Ao discutir as demandas nos seis eixos propostos pelo Ministério da Cultura, buscamos fortalecer a cultura local e garantir que as propostas resultantes representem verdadeiramente a diversidade e riqueza cultural do Distrito Federal. Convido a todos a participarem desse diálogo significativo, moldando juntos o futuro cultural da nossa região”, destaca o secretário.

Não perca a oportunidade de contribuir para o fortalecimento da cultura no Distrito Federal. Sua participação é fundamental para moldar o futuro cultural da região. Venha fazer parte desse diálogo enriquecedor na 6ª Conferência Distrital de Cultura.

Faça sua inscrição através do formulário

ACESSE AQUI O REGIMENTO INTERNO DA VI CONFERÊNCIA DE CULTURA DO DISTRITO FEDERAL

6ª Conferência Distrital de Cultura
Data: 27 e 28 de janeiro, sábado e domingo