Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/02/19 às 10h49 - Atualizado em 18/02/19 às 14h42

Último fim de semana da exposição Índios: primeiros brasileiros

COMPARTILHAR

Mostra reúne peças únicas do acervo indígena do Museu Nacional

 

O Memorial dos Povos Indígenas sedia até este domingo (17) a exposição Índios: os primeiros brasileiros, que desde setembro do ano passado reúne parte do acervo da coleção indígena que não foi atingida pelo incêndio no Museu Nacional.

 

A curadoria é do antropólogo e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) João Pacheco de Oliveira. A exposição faz parte do projeto Culturas Vivas, uma parceria entre o Centro de Trabalho Indigenista (CTI) e a Secretaria de Cultura do Distrito Federal (Secult-DF).

 

Cerca de 30 mil pessoas já passaram pela mostra, entre estudantes, pesquisadores, professores e turista. Ao todo, fora de Brasília, foram 230 mil visitantes. A exposição faz um passeio pela história do Brasil, com foco especial nas comunidades indígenas da região Nordeste.

 

Entre os itens expostos, há uma série de imagens dos raríssimos Mantos Tupinambás e um conjunto de praiás (vestimentas rituais) do povo indígena Pankararu, maracás, arcos e flechas, cocares, todos de povos indígenas do Nordeste, como os Xucuru, Kiriri, Tupinambá e Fulniô.

 

No mês de março, a rampa expositiva do Memorial dos Povos Indígenas ficará fechada para a montagem da exposição Séculos Indígenas, que entra em cartaz em abril e destaca a visão de mundo de povos originários a partir da arte rupestre. A mostra é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do DF, com apoio do Fundo de Apoio à Cultura.

 

Ainda em março, o Memorial sedia, no dia 21, a Roda de Diálogos: Memória e Lutas Indígenas. O encontro, organizado pelo CTI e pelo Observatório dos Direitos e Políticas Indigenistas (OBIND), visa fortalecer os processos de produção e difusão de registros de memórias essenciais à garantia dos direitos indígenas.

 

Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1euwIIygD-6u5sdXcJEK9Ng5gdnmTuVQw?usp=sharing

 

Serviço:

“Índios: Os primeiros brasileiros”
Data: Até 17/02 (domingo)
Local: Memorial dos Povos Indígenas
Visitação: de terça a sexta (9h às 17h); sábados e domingos (10h às 17h)
Contato para escolas: 3344-1154 e 3342-1156