Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
16/06/23 às 10h50 - Atualizado em 16/06/23 às 10h53

Tradicional competição de quadrilhas começa em Taguatinga hoje

Texto e edição: Ascom/Secec

Começa hoje (16), em Taguatinga, e vai até domingo, o XXIII Circuito de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno. O tradicional evento conta com recursos de emenda parlamentar no valor de quase R$ 1,3 milhão e expectativa de geração de renda para mais de 250 pessoas. O projeto é executado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).

 

Depois do Serejão, onde se realiza a primeira etapa do Circuito, cujo formato é de competição, as quadrilhas vão realizar a segunda etapa no Paranoá entre 23 e 25 de junho. Uma grande final está programada para o fim de semana de 30 de junho e 2 de julho, em local ainda a ser definido. A quadrilha campeã representará o Distrito Federal em competição nacional.

 

“Esse projeto contempla mais de 20 coletivos de quadrilhas juninas de várias cidades. Ele tem como tradição fazer a disputa entre os grupos, mas, principalmente, inclui jovens de todas as vertentes de todas as regiões administrativas”, contextualiza a subsecretária de Difusão e Diversidade Cultural da Secec, Solisângela Montes (Sol). “Para a secretaria, independentemente de disputas e campeonatos, o que importa é o quanto esse segmento é importante para dar vazão às manifestações culturais de uma juventude periférica. O fomento a esses grupos significa muito porque os coletivos são pessoas, famílias e fazendo cultura popular”, complementa a gestora.

 

O XXIII Circuito de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno é promovido pela Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno (LINQ-DFE) e o Grêmio Recreativo Arraiá Formiga da Roça.

 

As melhores quadrilhas são escolhidas por um corpo de jurados especializados. As últimas colocadas do grupo especial são rebaixadas para o grupo de acesso, e as primeiras deste serão promovidas na edição seguinte. A grande campeã do circuito representará o Distrito Federal no Campeonato Nacional de Quadrilhas, que será disputado em Canaã dos Carajás, no Pará.

 

O presidente da Liga, Márcio Nunes, faz um convite ao público: “esperamos que o pessoal venha prestigiar e apoiar essa cultura tão importante para a nossa região. Estamos trabalhando para proporcionar um evento de qualidade, com muita animação e diversão para todas as idades. Teremos praça de alimentação com comidas típicas e muito forró para animar a todos”, diz.

 

O presidente da Quadrilha Coisas da Roça, do Paranoá, Maycolla, destaca a importância do circuito: “O evento é um marco na cultura junina da região. É uma oportunidade para as quadrilhas mostrarem seu trabalho e todos verem como nosso movimento se fortalece a cada ano. É uma grande honra participar deste evento”.

 

No Circuito de 2022, o evento reuniu cerca de 20 mil pessoas em média por etapa. Atualmente, quase 5 mil quadrilheiros estão filiados às quadrilhas da LINQ-DFE, o que reforça o compromisso da organização com o desenvolvimento da cultura junina.

 

Patrese Ricardo, presidente do Grêmio Recreativo Arraiá Formiga da Roça, ressalta a importância da profissionalização do movimento junino: “Já caminhamos muito e é lindo ver a força dos nossos quadrilheiros e da cadeia produtiva do movimento, desde a confecção das roupas, do pessoal das redes sociais, até a organização do evento em si”, pontua Patrese.

 

Circuito Distrito Junino
Desde a semana passada está em curso o Circuito Distrito Junino, também financiado com recursos de emenda parlamentar no valor de R$ 1,49 milhão e geração de cerca de 300 empregos. O projeto é rodado pela Secec com a Organização da Sociedade Civil Instituto Cultural e Social do Distrito Federal (INCS/DF).

 

Serviço

 

XXIII Circuito de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno

Confira no instagram @linqdfe

 

Circuito Distrito Junino

Taguatinga

Local: Taguaparque (Espaço Pentecostes) Datas: 09, 10 e 11/06/2023 16, 17 e 18/06/2023 Horário: 17h às 22h

Ceilândia

Local: Praça do Trabalhador (ao lado da Administração de Ceilândia) Datas: 23, 24 e 25/06/2023 30/06, 01 e 02/07/2023 Horário: 18h à 01h

Samambaia

Local: Complexo Cultural de Samambaia Datas: 07, 08 e 09/07/2023 14, 15 e 16/07/2023