Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/02/18 às 16h13 - Atualizado em 13/11/18 às 15h31

Terceira edição do Semina vai até dia 24

COMPARTILHAR

 

A Secretaria de Cultura do Distrito Federal, por meio da Subsecretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, realiza entre os dias 7 e 24 de março a 3ª edição do SEMINA – Seminário Equidade de Gênero nas Profissões da Cultura. O SEMINA tem como objetivo promover a política pública de equidade de gênero, pauta que por sua relevância e expressão será oficialmente publicada em ato normativo no dia 8 de março.

 

A programação do SEMINA contempla encontros, saraus, feira, ocupação e apresentações artísticas em diferentes pontos da cidade, com ações no Conic, Museu Nacional da República, Foyer da Sala Villa Lobos (Teatro Nacional) e em Planaltina/DF. Além disso, o SEMINA promove atividade cultural voltada para as mulheres em situação carcerária.

 

Um dos eventos que integra a programação do SEMINA é o “Hip Hop Mulher”, que será realizado no Conic entre os dias 8 e 10 de março. Iniciativa da rapper brasiliense Cleo Street com recursos do FAC, o evento reúne mais de 30 atrações, entre rappers, DJs, grafiteiras e dançarinas de break. Também será realizado um encontro de mulheres das artes visuais, que propõe um diálogo entre diferentes linguagens, reconhecendo a relevância da produção artística das mulheres nesse segmento da cultura.

 

Reinaugurado em dezembro do ano passado, o Foyer da Sala Villa Lobos do Teatro Nacional recebe o “Semina Acústica”, no dia 17 de março (sábado), com apresentações artísticas de Consuelo, Luedji Luna e Ellen Oléria; o Palavra, Preta, mostra nacional de negras autoras em formato de sarau de poesia e música, no domingo (18/3); e uma feira que prestigia a capacidade empreendedora de artistas autorais do Distrito Federal, sob a curadoria do Território Criativo, dias 17 e 18 de março.

 

Encerrando as atividades do SEMINA, o coletivo Comuna Panteras Negras, de Planaltina/DF, terá um dia de intensa programação, com oficinas, roda de conversa, sarau de poesia, atividades para as crianças e apresentação artística. O grande momento do evento será a inauguração da Biblioteca Carolina de Jesus, uma iniciativa do coletivo viabilizada com recursos do FAC por meio do edital “Prêmio Equidade de Gêneros na Cultura”.

 

“As edições anteriores demonstraram a importância de iniciativas que discutam e promovam a equidade de gênero na área cultural, uma área fundamental para a desconstrução de preconceitos. Com esta terceira edição, reafirmamos nosso interesse e compromisso com esta pauta”, destaca o secretário de cultura, Guilherme Reis.

 

Jaqueline Fernandes, subsecretária de Cidadania e Diversidade Cultural, complementa: “O Semina, em sua 3ª edição, se consolida como um espaço de formação política e técnica, e inaugura uma fase de avanços relacionados ao desenvolvimento e fortalecimento de ações estratégicas voltadas para a superação da desigualdade de gênero na cadeira produtiva da cultura”.

 

EDIÇÕES ANTERIORES

 

A primeira edição do SEMINA aconteceu em dezembro de 2016, com palestras, oficinas, exposições e shows, que discutiram os reflexos das desigualdades de gênero no mercado de trabalho na cadeia produtiva da cultura, especialmente nas profissões técnicas. Cerca de 30 alunas participaram de cada uma das três oficinas profissionalizantes (Sonorização de

 

Eventos, Iluminação e Performance em VideoMapping). O encerramento dessa edição contou com a participação das alunas das oficinas no show das cantoras Indiana Nomma e Céu, prestigiado por um público de mais de 3.000 pessoas.

 

Entre os importantes desdobramentos do SEMINA, merece destaque a aprovação e o ingresso de 17% das alunas na Escola de Música de Brasília em cursos de Áudio e de Iluminação, e, ainda, o fortalecimento de iniciativas voltadas para a profissionalização de mulheres nas profissões da cultura.

 

Focando na qualificação e capacitação em profissões técnicas e artísticas, a 2ª edição do SEMINA aconteceu em março de 2017, com oficinas de Produção Cultural, Discotecagem, Cenografia, Coaching Profissional, Rima, Finalização Audiovisual e Palhaçaria, com aumento expressivo na quantidade de mulheres inscritas.

 

 

Programação 3º Semina (Seminário de Equidade de Gênero nas Profissões da Cultura) – 2018