Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/06/19 às 11h27 - Atualizado em 24/06/19 às 11h28

“Sheherazade”, obra prima de Rimsky-Korsakov, é destaque do concerto desta terça-feira

COMPARTILHAR

 

Programa traz ainda outra obra do repertório russo: de Borodin, “Nas Estepes da Ásia Central”

 

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro apresenta amanhã (25) a obra prima do Rimsky-Korsakov, “Sheherazade”, uma peça programática, que tem como fio condutor a astúcia da princesa de “Mil e uma noites”, que dá nome à sinfonia. Na lenda, Sheherazade é salva da morte pela beleza da narrativa das histórias que conta ao sultão, antes determinado a executá-la depois da noite de núpcias, cumprindo terrível promessa que o livraria de ser novamente traído por uma esposa.

 

“Korsakov faz parte do ‘Grupo dos Cinco’, conhecido elenco de compositores russos que, no século 19, levaram elementos do folclore nacional para dentro da música clássica, dando-lhe cor e uma assinatura cultural”, explica o maestro Cláudio Cohen, que conduzirá a orquestra no concerto. Sheherazade é uma suíte sinfônica em quatro partes, que dura cerca de 50 minutos.

 

O recital contará com outra obra do “Grupo dos Cinco”, o poema sinfônico de Aleksandr Borodin “Nas Estepes da Ásia Central”, com duração de oito minutos. O gênero é uma forma de música orquestral em um único movimento. Nesse caso, narra uma cena ambientada nas estepes da Rússia, descrevendo os animais que lá habitam. Borodin, na peça, explica Cohen, também promove o diálogo entre Europa e Ásia, traço marcante da cultura russa.

 

Korsakov e Borodin são dois expoentes do movimento que ajudou a romper com a rigidez do academicismo e da técnica clássica, influenciando autores em todo mundo. “Isso se deu no Brasil, com Villa-Lobos e o próprio Santoro, que incorporaram elementos da cultura brasileira às suas composições”, assinala Cohen.

 

Com a escolha desses autores, a OSTNCS segue a estratégia de fazer “viagens pelo mundo através da música”, diz o maestro, contribuindo para aumentar o repertório dos apreciadores da música clássica instrumental que acompanham a orquestra.

 

Serviço

Concerto Russo

“Sheherazade”, de Rimsky-Korsakov, e “Nas Estepes da Ásia Central”, de Aleksandr Borodin.

25 de junho, às 20h

Cine Brasília

Entrequadra Sul 106/107, telefone: (61) 3244-1660

Entrada franca sujeita à lotação