Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/04/19 às 18h50 - Atualizado em 8/04/19 às 18h50

Secretário recebe administração do Cruzeiro e acerta prioridades para a região

COMPARTILHAR

O secretário de Cultura Adão Cândido se reuniu hoje (8) com representantes da Administração Regional do Cruzeiro para alinhar as prioridades da gestão para a comunidade. O encontro teve como pauta a produção de dois grandes eventos este ano: a festa de São João, em 1º de agosto, e o aniversário do Cruzeiro, em 30 de novembro. Conversaram também sobre a recuperação e revitalização da biblioteca pública local, de responsabilidade da administração regional, e das secretarias de Cultura e Educação. 

 

O titular da Cultura no DF dividiu com os representantes da administração do Cruzeiro a preocupação em investir na sustentabilidade de espaços existentes, com a programação cultural efetiva. Ele defendeu que é preciso quebrar o ciclo de construção de novos espaços, que custam dinheiro público e que acabam sem recursos para fazer programação. “O que importa é dar condições para o artista fazer o seu trabalho, explorando no limite a capacidade ociosa dos equipamentos. Quando essa se esgotar, aí sim é a hora de construir coisas novas”, defendeu Cândido. 

 

O administrador regional do Cruzeiro, Felippe Rodrigues, relatou o estado precário da biblioteca, que apresenta rachaduras nas paredes e levaram o Corpo de Bombeiros a interditar duas salas. 

Adão determinou o agendamento de uma visita técnica do subsecretário de Patrimônio da SEC, Cristian Brayner, para que seja montada uma estratégia de preservação e revitalização do patrimônio, dos livros, a instalações e prédio.

 

Segundo Rodrigues, o equipamento é amplamente utilizado pela comunidade do Cruzeiro. Além da biblioteca, o prédio tem sala multiuso, que acolhe principalmente as práticas da população idosa da região administrativa – a que contém maior percentual de pessoas na terceira idade no DF. Há também um auditório no mesmo local. A última reforma foi em 2009. “Ficamos muito esperançosos com esse encontro”, resumiu o gestor da RA.