Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/05/19 às 15h11 - Atualizado em 28/05/19 às 15h18

Secretário de Cultura e Economia Criativa do DF recebe produtores de audiovisual do Centro-Oeste

COMPARTILHAR

Na tarde de ontem, (27), na Biblioteca Nacional de Brasília, o Secretário de Cultura e Economia Criativa Adão Cândido, recebeu a Associação dos Produtores Brasileiros de Audiovisual do Centro-Oeste. Durante o encontro, eles apresentaram demandas do setor e discutiram o peso da indústria do cinema no país.

 

A subsecretária de Economia Criativa, Érica Lewis, e o coordenador do audiovisual da Secec, Wanderlei Silva também participaram da reunião com Douro Moura, Rojer Madruga, João Faccó e Pedro Lacerda. Na ocasião, o grupo apresentou uma pauta com diversos pontos para o aprimoramento do cinema brasileiro, propondo um debate amplo com as autoridades, com o objetivo de aumentar a produtividade e diminuir a burocracia no setor.

 

Eles falaram sobre planos de financiamento e fluxo financeiro para o cinema, além de promoção de políticas públicas, visando democratizar os serviços de audiovisual no país. Adão Cândido explicou que há um esforço da Secretaria para ampliar o acesso aos instrumentos de fomento, fazendo com que cada vez mais pessoas possam receber os recursos.

 

Ele também citou o Edital de Chamamento Público para o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e garantiu fazer contato com vários agentes culturais sobre a parte técnica, no intuito de ampliar a visão da indústria do cinema e mercado do trabalho do audiovisual. “Os trabalhadores de audiovisual podem nos encaminhar uma proposta adequada que represente todas as produtoras de cinema do país, com demandas em comum”, ressaltou.

 

Cândido se colocou à disposição dos produtores para ampliar a mesa de debate sobre o impacto econômico do cinema no país, inclusive com os artistas e parceiros da indústria cinematográfica. Sobre os planos de financiamentos, o líder da pasta confirmou reunião com o BRB para pleitear apoio financeiro para as produções e mostras de cinema.