Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/10/13 às 13h32 - Atualizado em 13/11/18 às 14h39

Secretaria de Cultura realiza VI Prêmio José Aparecido de Oliveira

COMPARTILHAR

Secretaria de Cultura realiza VI Prêmio José Aparecido de Oliveira

A Secretaria de Cultura do Distrito Federal receberá até o dia 25 de novembro de 2013 trabalhos representativos para o VI Prêmio José Aparecido de Oliveira. O intuito do concurso é premiar um projeto que contemple a preservação de Brasília como patrimônio cultural dos brasileiros e da humanidade. O vencedor receberá R$ 15 mil.

As inscrições deverão ser solicitadas por e-mail premiojoseaparecido@gmail.com até às 12 horas do dia 25 de novembro.No caso do material a entrega deverá ser realizada presencialmente na Secretaria de Cultura, SDCN, Via N-2, Anexo do Teatro Nacional Cláudio Santoro ou via correspondência registrada até o horário e data previsto do edital.

Mais informações: www.cultura.df.gov.br e no edital

Sobre o VI Prêmio José Aparecido de Oliveira

O nome do concurso foi escolhido em homenagem a José Aparecido de Oliveira, que ocupou o cargo de governador do Distrito Federal entre 9 de maio de 1985 e 19 de setembro de 1988. Durante a sua gestão em 1987, Brasília ganhou o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, conferido pela UNESCO – que acatou a inscrição feita por José Aparecido.

No mesmo ano, a área central da cidade foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan). As duas medidas são um marco na história de Brasília e também representam um dos principais legados de José Aparecido. Na sequência de sua trajetória profissional, foi ministro da Cultura entre setembro de 1988 e março de 1990 no governo de José Sarney.

O Prêmio José Aparecido de Oliveira foi instituído em 2007 com o intuito de reconhecer e premiar trabalhos que contribuam para a preservação de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade. Desde então, ocorre todos os anos com organização a cargo da Secretaria de Estado de Cultura do DF.

Trabalhos vencedores das edições anteriores

1ª Edição – 2008: “ESCOLA PERIPATÉTICA – EDUCAÇÃO PATRIMONIAL”

2ª Edição – 2009: “A INVENÇÃO DA SUPERQUADRA”

3ª Edição – 2010: “DE VOLPI A GALENO – AÇÕES PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL”

4ª Edição – 2011: “BRASÍLIA EM 51 CARTAS”

5ª Edição – 2012: “PROJETO RE(VI)VENDO ÊXODOS”