Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/02/19 às 13h30 - Atualizado em 1/02/19 às 13h30

Secretaria de Cultura e Unesco preparam programação para os 60 anos de Brasília

COMPARTILHAR

Parceria entre as instituições inclui eventos, estudos e seminários para resgatar a memória da cidade

 

O aniversário de 60 anos de Brasília, que será comemorado em 2020, foi o tema de reunião realizada nesta quinta-feira (31) entre o Secretário de Cultura, Adão Cândido, e a diretora da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em Brasília, Marlova Jovchelovitch Noleto. Os representantes das duas instituições falaram sobre a realização de ações e eventos para marcar a data.

 

O planejamento prevê uma série de atividades que começarão já em fevereiro deste ano. O calendário completo será lançado nas comemorações do aniversário de 2019, prevendo mais de um ano de ações. O marco inicial será o recebimento do título de Cidade Criativa do Design, concedido pela Unesco no próximo dia 21 de abril.

 

Juntas, Secretaria de Cultura e Unesco devem realizar importantes projetos que resgatem e valorizem a história de Brasília. A parceria inclui a realização de convênio para estudar e propor um novo molde para equipamentos culturais da cidade, como o Centro Cultural Três Poderes que reúne o Museu Histórico de Brasília, o Espaço Lúcio Costa e o Panteão da Pátria Tancredo Neves, o Memorial dos Povos Indígenas, o Museu Vivo da Memória Candanga e o Catetinho.

 

Adão Cândido explica que a ideia é ressignificar esses espaços, conferindo a eles um novo conteúdo cênico, mais moderno e inovador e que dialogue com o público. “Também queremos propor um modelo de sustentabilidade financeira para esses equipamentos, de maneira que eles possam gerar receita permitindo que estejam em constante manutenção e modernização”.

 

Os estudos da Unesco também subsidiarão a criação de um novo equipamento cultural em Brasília, em torno da pedra fundamental, localizada em Planaltina. A ideia é construir um centro de referência que reúna materiais que contem a história da construção da nova capital.