Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/05/19 às 12h52 - Atualizado em 31/05/19 às 13h02

Secretaria de Cultura e Economia Criativa participa de homenagem ao Dia do Quadrilheiro

COMPARTILHAR

Ocorreu na noite de ontem (30), na Câmara Legislativa do DF, sessão solene em homenagem ao Dia do Quadrilheiro e abertura do 19º Circuito de Quadrilha Junina do DF e Entorno. De iniciativa do deputado Reginaldo Sardinha, o encontro contou com a presença do subsecretário de Difusão e Diversidade Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, (Secec), Pedro Paulo de Oliveira, do senador Izalci Lucas e representantes de mais de 40 quadrilhas da cidade.

 

A celebração foi aberta com desfiles das quadrilhas homenageadas e em seguida o deputado Sardinha iniciou os trabalhos com os pronunciamentos das autoridades presentes na mesa. Para o parlamentar, a solenidade é uma forma de valorizar cultura tradicional das festas juninas. “Representações artísticas como as quadrilhas precisam do devido reconhecimento, se tratando de uma das maiores manifestações culturais brasileiras”, ressaltou o distrital.

 

O subsecretário de Difusão e Diversidade Cultural, Pedro Paulo (Pepa), fez um pronunciamento emocionado sobre sua trajetória de vida como quadrilheiro, organizando as quadrilhas na comunidade e escolas por muito tempo. “Fui quadrilheiro em Vila Vicentina de Planaltina por 12 anos e é com muito orgulho que defendo o movimento e ressalto em nome do secretário Adão Cândido, que as portas da Secretaria estão sempre abertas para melhor recepcionar, apoiar e fomentar cada vez mais esta importante manifestação cultural, concluiu Pepa”.

 

Os representantes se pronunciaram e ressaltaram a importância cultura e do empenho dos quadrilheiros durante meses de preparação, movimentação do comércio local e solicitaram apoio e respeito para manter viva a tradição, gerando emprego e cultura para a população do DF e Entorno. O fim do evento foi marcado por uma confraternização, com um coquetel dedicado à abertura do circuito junino.