29/03/18 às 15h44 - Atualizado em 13/11/18 às 15h31

Secretaria de Cultura é 100% SEI!

A partir de hoje (29/3) os processos da Secretaria de Cultura somente vão tramitar pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Além de garantir mais agilidade, a mudança do formato físico para o digital representa um avanço em termos de sustentabilidade, pela redução expressiva do uso de papel nas dependências do órgão.

De dezembro de 2017 a fevereiro de 2018, a Secretaria de Cultura reduziu pela metade (48%) o uso de papel e material de escritório (55,6%) e em 21% a quantidade de impressões. Isso significa que em apenas três meses de adoção do novo sistema, 77 mil folhas foram economizadas e 51 mil impressões deixaram de ser feitas, sem contar a redução do uso de energia elétrica. Apenas em papel e material de escritório, a economia financeira no trimestre chegou a R$ 5,2 mil.

Para marcar a transição definitiva dos processos físicos para os eletrônicos, os servidores da SEC participaram na manhã desta quinta-feira de um café da manhã especial. A chamada “virada de chave” significa que nenhum novo processo poderá ser iniciado em papel. Somente seguem tramitando em meio físico aqueles que já começaram neste formato até a conclusão.

O secretário de Cultura, Guilherme Reis, ressaltou que esse é um momento marcante para a gestão da política cultural do DF em vários aspectos. “Vamos ganhar em agilidade nas respostas, em economia de recursos públicos e também em qualidade de vida para os servidores que não precisam mais manusear e arquivar pilhas de pastas de processos”, explicou.

A implantação do SEI na Secretaria de Cultural começou em novembro de 2017 e durou quatro meses. “Um trabalho intenso que envolveu todas as subsecretarias. O esforço coletivo dos servidores foi essencial para que conseguíssemos atingir nosso objetivo dentro do planejamento”, afirmou Fernando Ouriques, coordenador do Comitê Setorial de Gestão do SEI na Secretaria de Cultura.

Processo Eletrônico Nacional – O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é um sistema de produção e gestão de documentos e processos eletrônicos desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido gratuitamente à administração pública.

A ferramenta foi escolhida como a solução de processo eletrônico no âmbito do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN) e têm sido implantada em vários órgãos e entidades das mais variadas esferas administrativas em todo o país.