Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
12/04/24 às 18h59 - Atualizado em 12/04/24 às 19h07

Secretaria de Cultura anuncia programação completa do 64º aniversário de Brasília

 

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (SEC-DF) divulgou, nesta sexta-feira, 12, a programação completa em comemoração aos 64 anos de Brasília. A programação do “Bsb6.4”, campanha instituída pela SECEC-DF, para a celebração do aniversário da capital, terá início às 10h do dia 20 de abril, com atrações para todas as idades, além de shows de artistas nacionais e locais, na Esplanada dos Ministérios.

 

Alok será a grande atração da véspera do aniversário da capital. O anúncio do mega show, gratuito, do DJ foi feito no último dia 19 de março, pela SECEC-DF.

 

No dia 21, a comemoração continuará na Esplanada e será estendida, também, para as RA´S de Brazlândia, Planaltina e Santa Maria, com apresentação de artistas de grande expressão, além de uma programação cultural diversificada para todas as idades.

 

A realização do “Bsb6.4” é uma parceria de colaboração firmada entre a SECEC-DF e  o Instituto Alvorada Brasil, Organização da Sociedade Civil (OSC), selecionada a partir do chamamento público divulgado pela pasta. O evento também conta com apoio de patrocínios privados, entre eles o Banco Regional de Brasília (BRB), a operadora de telefonia Vivo S.A, a montadora de veículos GWM, além da cervejaria multinacional Estrella Galicia. Além disso, a divulgação da comemoração do aniversário da capital terá o apoio do Metrópoles e da empresa de mobiliário urbano We Super OOh.

 

Programação na Esplanada 

 

Com uma estrutura tecnológica de ponta e uma pirâmide de cerca de 30 metros de altura, sendo montada no coração de Brasília, a Esplanada será palco do mega show, gratuito, do DJ Alok que promete ser a grande atração do dia, dividindo este momento tão especial com outros artistas nacionais e locais de grande expressão.
Entre eles, a cantora brasiliense Adriana Samartini se apresentará às 18h no Palco Brasil, na sequência, às 20h, será a vez do grupo de pagode Di Propósito. Alok promete sacudir Brasília a partir das 22h, ficando com a missão de celebrar o 64ª aniversário da capital, na virada para o dia 21, em cima da pirâmide, palco da sua apresentação.

 

Além dos shows, os brasilienses poderão aproveitar atrações diversificadas durante todo o dia 20, com uma programação que irá das 10h às 18h, preparada para atender todas as faixas etárias.

 

A programação da Esplanada será dividida em setores. Além do Setor Arena Show, haverá atividades e apresentações no Setor Exposições, Setor Circense, Setor Palco Brasília Bsb 6.4 e Praça da Criança, Setor Praça da Juventude e Arena HIP HOP.

 

O dia 21 também será marcado por um intenso cronograma nas arenas espalhadas pela Esplanada, com atividades que vão desde brinquedoteca, oficinas, pistas de skate, exposições, apresentações de grupos, shows de artistas locais, além de um show do Youtuber Lucas Neto, às 16h. Além disso, às 18h30, haverá uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, com clássicos Universais, clássicos do Rock, clássicos do Cinema, e clássicos do Samba, com a participação especial da cantora Dhi Ribeiro.

 

 

Cultura Descentralizada – Programação nas RA´S

 

 A grande novidade deste ano é que a tradicional comemoração do aniversário de Brasília será  descentralizada, estendendo-se, também, para outras três Regiões Administrativas. Brazlândia, Planaltina e Santa Maria terão programações culturais diversificadas, durante todo o dia 21, com atividades para atender crianças, jovens e adultos, além de shows de artistas nacionais e locais.

 

A abertura da programação nas três RA´S será a partir das 10h, com programações para o público infantil, aulões de dança, apresentação de DJs e artistas locais. Além disso, haverá show’s gratuitos. A dupla Roni e Ricardo se apresentará em Brazlândia, a partir das 20h. Em Santa Maria, Pedro Paulo e Matheus fecharão as comemorações do aniversário da capital,  e Planaltina receberá o show da dupla Di Paulo e Paulino.
A ideia do Secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, é tornar o Aniversário de Brasília um momento não só de comemoração, mas de expansão da diversidade e de descentralização da Cultura do DF.

 

“O Aniversário de Brasília é um dos nossos eventos anuais que representa uma grande oportunidade para promovermos a descentralização da cultura no Distrito Federal, valorizando a diversidade e alcançando o maior número de regiões. Este ano, queremos fazer melhor e maior. Teremos um mega show do Alok, um grande presente para a nossa capital, além de show e apresentações dos nossos artistas locais, sempre presente na comemoração do aniversário de Brasília, um momento histórico para todos nós. Queremos que não seja apenas uma celebração, mas um marco de inclusão e participação de toda a comunidade brasiliense nas manifestações culturais, além de carimbar essa festa no roteiro cultural do nosso país”, destacou o secretário Claudio Abrantes.

 

Entrega Medalha Mérito Cultural

 

 A celebração do aniversário de Brasília vai além de show’s, apresentações e atividades culturais. A mais importante honraria cultural do DF será entregue, no dia do aniversário da capital a 30 personalidades e instituições, engajados na valorização e difusão cultural do DF. A cerimônia de outorga da Medalha Mérito Distrital da Cultura do Seu Teodoro será às 15h, no Museu Nacional da República, e contará com a  participação, além dos homenageados, do Secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, do Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, além de autoridades do GDF e representantes da cultura local.

 

Reabertura do Cine Brasília

 

Para além das festividades em celebração aos 64 anos da capital, a SECEC-DF preparou uma grande surpresa aos brasilienses amantes do Cine Brasília. No dia 22 de abril, às 11h, haverá uma sessão especial para marcar a reabertura do Cine. O longa-metragem “JK – O Reinventor do Brasil”, será exibido pela primeira vez nas telas de um cinema. O filme é uma das grandes produções da TV Cultura, que visa resgatar e celebrar a vida e o legado do ex-presidente Juscelino Kubitschek. O documentário, narrado no estilo podcast, integra um grande projeto da emissora sobre o ex-presidente, que traz ainda exposições e uma fotobiografia com imagens inéditas de Juscelino, que governou o país entre 1956 e 1961 e foi fundador de Brasília.