Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/10/21 às 10h29 - Atualizado em 24/11/21 às 11h46

Capacitação agentes da Mala do Livro

Texto: Ciça Souza / Edição: Sâmea Andrade

29/10/2021

10:30:25

 

Ouça o resumo da notícia

 

Com o intuito de valorizar o trabalho e a dedicação dos voluntários do projeto “Mala do Livro”, programa de criação de bibliotecas itinerantes, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) lança, nesta quinta-feira (28.10), o edital Nº 36/2021, que vai premiar agentes culturais de leitura que tenham prestado relevante contribuição ao fomento do livro, leitura, e contação de histórias no DF ou na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE). As inscrições começam na próxima quarta-feira, 03 de novembro.

 

Com aporte de R$ 500 mil, o edital vai contemplar 100 agentes com prêmio no valor de R$ 5 mil. “A Mala do Livro é um programa tipo exportação, que rompeu as fronteiras do Distrito Federal. Tem a força que tem devido a esses voluntários amantes da leitura”, destacou o secretário Bartolomeu Rodrigues.

 

Acesse na íntegra o Edital 36/2021.

 

A seleção será feita em etapa única. Os candidatos precisarão atender a uma série de requisitos como tempo de atuação como agente cultural de leitura e quantidade de certificados de cursos realizados pelo programa.

 

Os proponentes de regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) receberão pontuação extra de acordo com a localidade de atuação. Concorrentes do gênero feminino, autodeclarados pretos ou pardos e pessoas com deficiência também receberão pontuação extra. A pontuação final de cada candidatura será obtida pelo resultado de deliberação conjunta por meio de consenso entre os membros da Comissão de Seleção.

 

Conheça a Comissão de Seleção (Portaria 196 ).

 

INSCRIÇÕES

Os interessados devem preencher o formulário eletrônico de inscrição disponibilizado no site da Secretaria de Cultura Economia e Criativa (www.cultura.df.gov.br/editais) a partir do dia 03 de novembro até às 18 horas do dia 17 de novembro de 2021.

 

MALA DO LIVRO

O Programa de Extensão Bibliotecária Mala do Livro – Biblioteca Domiciliar – é uma iniciativa de estado do GDF sob o guarda-chuva da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), formalizado pelo Decreto nº 17.927, de 20 de dezembro de 1996.

 

Atualmente, a Mala do Livro tem 75.300 títulos cadastrados no sistema em 196 malas (na verdade, caixas de madeira dobráveis). Há ainda 188 malas em instituições que prestam assistência social, além de outras sete em hospitais. A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF), que avança para Minas e Goiás, contabiliza mais de 500 unidades.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br