8/06/21 às 14h37 - Atualizado em 23/06/21 às 18h53

Texto e edição: Ascom/Secec

08/06/21

14:05:22

Um dos espaços públicos mais visitados de Brasília, a Praça do Complexo Cultural da República está no rol de ações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) para manutenção e preservação do patrimônio. A área que é frequentada por skatistas, artistas, visitantes do Museu e da Biblioteca e transeuntes que passa por uma revitalização numa parceria do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Foram feitos os serviços de frisagem, varrição, catação, lavagem e pintura dos meios fios. As ações integram o programa “Brasília, Cidade Patrimônio”, lançado neste ano pela Secec.

O próximo passo é a manutenção e limpeza dos dois espelhos d´água, que terão a estrutura de concreto recuperada, numa operação que necessitará da remoção segura e acondicionamentos dos peixes. Depois, os bancos serão pintados. Essa segunda fase da revitalização segue para contratação de empresa.

Ações emergenciais protegem Fazendinha

Secec segue obras em nove equipamentos

Qualidade do acervo é a grande estrela do MAB

Biblioteca Nacional terá obras raras na reabertura

Bartolomeu Rodrigues

“A Secretaria escolheu, como eixo central para 2021, o zelo e a salvaguarda do patrimônio e tivemos, como símbolo, a reabertura do Museu de Arte de Brasília (MAB), moderno, inclusivo e sustentável, depois de 14 anos de abandono. Esse trabalho é um conjunto de ações extensivas, chegando, agora, ao entorno do Museu Nacional Honestino Guimarães e da Biblioteca Nacional Leonel Brizola. Essa paisagem forma um dos mais belos cartões-postais da capital,” destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.

A Secec segue ainda com frentes de manutenção em equipamentos, como Memorial dos Povos Indígenas (novo sistema de proteção contra incêndios, troca de piso) e Conjunto Fazendinha (ações emergenciais).

Neste semestre, nove espaços culturais sob gestão da Secec passaram por melhorias e ações preventivas. Um deles foi o Teatro Nacional Claudio Santoro (sistema de refrigeração). Nesse momento, o equipamento segue em fase decisiva para acessar recurso de R$ 33 milhões do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) para a reforma da Sala Martins Pena.

“O segundo semestre será de outras importantes entregas, a exemplo da Concha Acústica, que formará, ao lado do MAB, um pulsante Polo Cultural na Orla da Vila Planalto”, aponta o secretário-executivo, Carlos Alberto Jr.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br