Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/09/21 às 15h00 - Atualizado em 23/09/21 às 12h55

Secec participa do Fórum de Cidades Modernas

COMPARTILHAR

Texto: Sâmea Andrade / Edição: Ascom Secec
23/9/2021
14:45:22

 

O Governo do Distrito Federal esteve presente no 3º Fórum de Cidades Modernas, promovido pela prefeitura de Gdynia, na Polônia. O subsecretário de Fomento e Incentivo Cultural da Secretaria de Cultura e Economia criativa do Distrito Federal (Secec), João Moro, participou, nesta quarta-feira (22/9), da reunião virtual de prefeitos, que contou com a presença de representantes da cidade anfitriã, de Tel Aviv (Israel) e de Kaunas (Lituânia).

 

A participação de Brasília no evento contou com o apoio do Escritório de Assuntos Internacionais do DF, chefiado por Renata Zuquim, que intermediou os contatos entre a Secec e os organizadores, bem como subsidiou as informações necessárias ao debate.

 

Também estiveram virtualmente presentes o vice-prefeito de Tel Aviv, declarada patrimônio cultural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), e os prefeitos de Kaunas e Gdynia, com inscrição pendente na lista de Patrimônio Mundial.

 

A Reunião foi apresentada pelo prefeito da cidade polonesa, Dr. Wojciech Szczurek, enquanto a moderação ficou a cargo de Jeremie Hoffmann, Chefe do Departamento de Conservação de Tel Aviv, que idealizou o Fórum de Cidades Modernistas e o organizou a primeira edição do evento, em 2017.

 

Moro destacou as características únicas da capital projetada por Oscar Niemeyer e construída por Juscelino Kubitschek, cercada por áreas verdes, sem muitos problemas com trânsito, sem as famosas esquinas, um verdadeiro ponto de encontro das regiões do Brasil.

 

crédito: arquivo pessoal

João Moro

 

“Quando JK concebeu sua ideia de desenvolvimento do país, os 50 anos em cinco, ele transformou Brasília no destino de vários brasileiros, fazendo da cidade essa verdadeira mistura de culturas”, explicou o subsecretário.

 

O evento continua com atividades presenciais entre os dias 23 e 25 de setembro, com a realização da 8ª Conferência Científica Internacional, (tema “Arquitetura Industrial, Portuária e Urbana do Século XX”), e ainda prevê um passeio pelo centro da Gdynia modernista, monumento histórico polonês. A Secec não pôde enviar participante em razão das restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)
E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br