17/06/21 às 10h55 - Atualizado em 18/06/21 às 10h12

Secec lança prêmio para cultura LGBTQIA+

Texto: Úrsula Rodrigues. Fotos: Marina Gadelha/Edição: Sérgio Maggio (Ascom Secec)

17.6.21

10:00:01

Os artistas LGBTQIA+ de diversas modalidades culturais são destaque na pauta cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec). Após a inclusão da categoria no Cadastro de Entes e Agentes Culturais (CEAC), a pasta promove um marco no reconhecimento dessa arte no Brasil: lança, nesta quinta-feira (17.6), o edital 13/2021, que vai premiar 50 artistas do segmento num aporte de R$ 150 mil. Os candidatos podem efetuar a inscrição no período de 18 de junho até as 18h de 2 de julho de 2021.

Edital 13 de 2021 – Cultura LGBTQIA+

clique aqui

O edital 13/2021 foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) e vai celebrar artistas do segmento que tenham prestado relevante contribuição ao desenvolvimento artístico do DF e Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE).

O secretário Bartolomeu Rodrigues lembra que a arte é generosa em abrigar as minorias, por isso é preciso dar esse passo de reconhecimento aos artistas marginalizados.

“Eu me sinto feliz de participar de um momento como esse, ser o pequeno tijolinho dessa construção no país. Espero que sejamos exemplo para as outras secretarias e construamos um edifício”,

Bartolomeu Rodrigues

O gestor da pasta recebeu, na tarde da terça-feira, representantes do Fórum de Cultura LGBTQI+ do DF para anunciar o edital de premiação.

Símbolo de resistência, a arte LGBTQIA+ representa a diversidade e a interseccionalidade no campo cultural. Por meio da arte ballroom e drag, a comunidade se destaca. No entanto, é preciso considerar que essa população está presente em todos os estilos e também nos bastidores artísticos.

COMBATE À HOMOFOBIA

Com a pretensão de criar cada vez mais meios e contratações inclusivas, a Secec inicia um percurso para o melhoramento das políticas públicas na Cultura. “A diversidade, para que tenha voz, precisa sentar na mesa de decisão. Por isso, nada mais justo do que um espaço para isso.”, explica Sol Montes, subsecretaria de Difusão e Diversidade Cultural.

A valorização do artista e o acolhimento político funcionam como um enfrentamento do bullying e da violência. “Os artistas, quando visibilizam sua identidade de gênero e sua orientação sexual, querem dizer algo.  E esse algo é que não está tudo bem, porque não é natural e não é normal a violência. Por isso, com esse gesto, a Secretaria promove arte como um fator de mudança e transformação social.”, declara Dayse Hansa, presidente da APTA (Associação de Produtoras Trabalhadoras de Arte e Cultura do DF).

Ruth Venceremos, presidente do coletivo Distrito Drag, recorda que a diversidade cultural dentro da comunidade LGBTQIA+ traduz concepções de uma unicidade de manifestações e vivências que perpassam somente pessoas da comunidade. De forma que a arte se torna construtora de uma consciência de humanização do ser.

“É de uma coragem e de uma autenticidade o que a Secretaria está fazendo em meio à conjuntura que a gente vive. É muito importante esse passo, a gente reconhece, nesta gestão e sua equipe, pessoas que têm compromisso com a cultura.”, agradece.

INSCRIÇÕES

Os candidatos podem efetuar a inscrição no período de 18 de junho até as 18h de 2 de julho de 2021, por meio de formulário eletrônico constante no link (clique aqui)

A inscrição também pode ser realizada por terceiro, contanto que apresente uma carta de anuência da personalidade e anexo da cópia de documento de identificação com foto e data de nascimento.

Do resultado da seleção das candidaturas premiadas caberá recurso fundamentado e específico, que deve ser encaminhado e direcionado à Comissão de Seleção, por meio do e-mail: difusaoediversidadedf@gmail.com. O prazo de apresentação é de dez dias corridos a contar da publicação do resultado no Diário Oficial do Distrito Federal. Não haverá recurso administrativo após esta fase.

A seleção para o prêmio é composta por servidores da Secec e agente cultural convidado da sociedade civil.

“O edital vai celebrar a trajetória de todes os artistas LGBTQI+, no entanto, vamos também criar oportunidades para aqueles que nunca tiveram recebido nenhuma premiação em fomento da Secec, assim como observaremos a equidade de gênero na seleção”, destaca Sol Montes.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

e-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br