Ascom/Secec
03.02.21
09:01.05
Durante o processo de mobilização da Aldir Blanc, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) fez um trabalho de busca ativa para alcançar uma maior quantidade de possíveis beneficiários da Lei 14.017. De 9.500 artistas e técnicos cadastrados, a Secec conseguiu mapear 14.169, um aumento de quase 50% de agentes culturais que não estavam visíveis para acesso de suas políticas públicas.
“Esses agentes puderam se inscrever nos três incisos da Lei Aldir Blanc e tivemos um número expressivo de artistas que receberam pela primeira vez um recurso público por meio da Secretaria. Agora, queremos que esses beneficiários se incorporem ao nosso Cadastro de Entes e Agentes Culturais (CEAC), já com vistas os editais do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) a serem lançados neste ano”, aponta o secretário Bartolomeu Rodrigues.
Aberto para inscrição e renovação, o CEAC é a porta de entrada para os recursos não apenas ao FAC, cujo primeiro bloco de editais será lançado até abril, como também à Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Trata-se de um cadastro homologado, que é fonte de mapeamento da cadeia produtiva da cultura do DF.
Para se inscrever no CEAC, o agente/instituição cultural deve preencher formulário e anexar a documentação (acesse aqui para acessar as informações sobre o primeiro CEAC).
Conheça o CEAC
Acesse a cartilha do CEAC
Assista à Oficina
Nosso objetivo é fazer com que todo o esforço para executar a Lei Aldir Blanc no DF, que atingiu a execução de 90,5% jorre sobre as nossas políticas públicas de forma que a Secec alcance a ponta da cadeia produtiva”, diz o secretário-executivo e coordenador da Aldir Blanc no DF, Carlos Alberto. Jr.
“Além de novos cadastros, convidamos aos agentes já cadastrados que renovem o seu CEAC para evitar gargalos no lançamento do primeiro bloco de editais de 2021”, completa o subsecretário de Fomento e Incentivo à Cultura (Sufic), João Moro.
Assista ao depoimento de Felipe Portilho, que acessou, pela primeira vez, aos recursos da Secec com a Aldir Blanc:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa
e-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br