Governo do Distrito Federal
7/02/22 às 9h26 - Atualizado em 7/02/22 às 9h27

Secec e Unesco selecionam consultores

Texto: Ascom Secec/Edição: Sâmea Andrade (Ascom Secec)

7/2/2022

09:30:34

 

Ouça o resumo da notícia:

 

Está aberto, até 13 de fevereiro, o edital da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) visando a contratação, para equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec), de cinco consultores individuais com o objetivo de elaborar planos museológicos de acervos administrados pela pasta.

 

A qualificação educacional principal é em museologia – em nível de graduação ou pós –, sendo desejáveis formações em outras áreas das ciências sociais e humanas, variando para cada um dos cinco perfis buscados no documento. Os selecionados terão entre 140 e 290 dias para realizar o trabalho e entregar produtos e resultados detalhados no chamamento público.

 

“Esse empreendimento visa instrumentalizar administrativamente os museus subordinados à Secec com uma ferramenta de gestão – o plano museológico – para permitir o melhor planejamento das ações concernentes a uma unidade museal, conforme recomendam as normativas do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)”, explica a museóloga Daniele Pestana, servidora da pasta.

 

Os consultores atuarão no Museu de Arte de Brasília (MAB) e Museu Nacional da República (MUN) – perfil 1 -, Museu Vivo da Memória Candanga (MVMC) e Catetinho – perfil 2-, Centro Cultural Três Poderes (CC3P) – perfil 3, Memorial dos Povos Indígenas (MPI) – perfil 4 – e Espaço Oscar Niemeyer (EON) – perfil 5.

 

Ainda que o foco a museologia, haverá ênfases distintas para cada espaço: artes visuais no MAB e no MUN, história no MVMC, no Catetinho e no CC3P. O Espaço Oscar Niemeyer pode ter seu plano orientado pela história ou arquitetura e urbanismo. A ênfase no MPI será etnográfica.

 

Essa etapa, de construção do plano museológico, sucede um trabalho anterior de mapeamento do acervo, em que mais de 10 mil itens alocados nos cinco museus foram identificados, descritos, medidos e fotografados para alimentar um banco de dados a fim de subsidiar a política de gestão de acervos da Secec, orientando aquisições e eventuais descartes.

 

“A ação é desafiadora. Desejamos que todos os nossos museus tenham a mesma diretriz administrativa, respeitadas as diversidades de cada um”, afirma Daniele. O trabalho é coordenado pela Diretoria de Preservação da Subsecretaria do Patrimônio Cultural da Secec.

 

EDITAL

http://app3.brasilia.unesco.org/vagasubo/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=1&Itemid=5

A descrição da vaga: Projeto 914BRZ4020 – Edital 02/2022

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br