Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/08/19 às 16h56 - Atualizado em 1/08/19 às 16h56

Secec e Administração do Varjão discutem ações culturais na região

COMPARTILHAR

A realização de projetos e atividades culturais no Varjão foi tema de reunião nesta quinta-feira (1º) entre o secretário de Cultura e Economia Criativa Adão Cândido, a administradora da Região Administrativa (RA XXIII) Nair Queiroz e o chefe da assessoria executiva da Secretaria Executiva das Cidades Walter Miller.

 

Entre os assuntos tratados está a promoção de atividades culturais para a comunidade local, bem como a valorização da produção artística. Segundo a administradora, esta é uma demanda da própria população, que não conta hoje com um programa cultural efetivo. “Queremos essa aproximação com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa para explorar as possibilidades de realizar ações culturais na nossa região”, explicou Nair Queiroz.

 

O secretário Adão Cândido reiterou o compromisso da gestão em promover a difusão cultural, seja com a promoção de atividades nas Regiões Administrativas, seja com a ampliação do alcance das iniciativas da pasta. Ele falou sobre os mecanismos de fomento como o Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e Lei de Incentivo à Cultura (LIC) que podem ser acessados por agentes culturais de todo o Distrito Federal. “Nossa meta é proliferar ainda mais as ações realizadas pela Secec, fazendo com que cada vez mais pessoas acessem os recursos. Para isso, podemos realizar oficinas de capacitação para os produtores do Varjão, para que eles possam apresentar seus projetos”, pontuou.

 

Nesse sentido, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa planeja o lançamento de editais do FAC voltados para as Regiões Administrativas de baixo IDH e para as comunidades rurais. “Com isso fomentaremos as produções dessas áreas levando não só cultura e lazer, mas o desenvolvimento da cadeia produtiva desses locais”, finalizou Adão Cândido.