13/09/19 às 17h48 - Atualizado em 13/09/19 às 18h21

Secec anuncia a 1ª Mostra Brasília BRB e anuncia prorrogação nas inscrições para o 52º FBCB

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (13) no Cine Brasília, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec), o Instituto Alvorada Brasil e o Banco Regional de Brasília (BRB) anunciaram a realização da 1ª Mostra Brasília BRB e a prorrogação das inscrições para o 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que será realizado entre os dias 22 de novembro e 1º de dezembro de 2019.

O anúncio decorre da parceria entre os órgãos do Governo do Distrito Federal que possibilitou a manutenção da Mostra Brasília BRB de Cinema, uma das mais tradicionais dentro do FBCB, dedicada exclusivamente aos filmes produzidos no DF. Com isso, as produções locais contarão com premiação no valor total de R$ 150 mil para os vencedores, em disputa paralelamente à Mostra Competitiva do festival.

Para Cândido isso ressalta a importância de valorizar a grandiosidade do festival, e aumenta o número de produções de qualidade concorrendo. “Considero um grande gesto a consolidação da parceria com o BRB para a amplitude do festival, paralelamente garantindo que os produtores de cinema do DF possam competir em uma mostra exclusiva”, celebrou.

Com inscrições abertas a partir desta sexta-feira (03) até as 23h59 de 30 de setembro, os realizadores do Distrito Federal poderão inscrever suas produções cinematográficas pelo site do 52º Festival de Brasília.

O presidente do BRB Paulo Henrique Costa comemorou a formalização de mais uma parceria com a Secec, e reafirmou o compromisso do banco com a promoção e incentivo às atividades culturais. Ele falou da relevância do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro para o segmento audiovisual no país. “Desejamos que esta mostra seja a primeira de muitas”, disse.

Durante a entrevista, o secretário de Cultura e Economia Criativa anunciou a prorrogação do prazo para inscrições de curtas e longas na Mostra Competitiva do FBCB para às 23h59 do dia 17 de setembro. A iniciativa, segundo ele, visa valorizar a produção audiovisual no país. “Isso é importante tendo em vista o momento desafiador pelo qual passa o audiovisual do país, que teve este ano corte em patrocínios e até cancelamento de festivais”, disse.

Já entre as novidades para 52º FBCB o representante do Instituto Alvorada, Francisco Maia deu detalhes técnicos das mostras competitivas. Maia anunciou que a lista dos filmes selecionados para a Mostra Brasília BRB de longas e curtas-metragens será divulgada até o dia 23 de outubro. A seleção das obras será feita por comissões curadoras constituídas por profissionais com comprovada experiência na área de cinema brasileiro.

Prevista para a mesma data, serão revelados os filmes escolhidos para a Mostra Competitiva de longas e curtas. Sete obras com duração igual ou superior a 70 minutos concorrerão ao Troféu Candango na categoria de longa-metragem; e 14 com duração inferior a 30 minutos disputarão entre os curtas.

Ele também indicou a realização da Mostra Futuro Brasil. Nela, seis longas-metragens em processo de finalização serão exibidos em sessões fechadas durante o Festival, oferecendo aos diretores um primeiro contato com profissionais de curadoria e seleção de grandes festivais internacionais. A mostra Futuro Brasil deverá proporcionar condições mais competitivas para que filmes brasileiros de produção independente tenham possibilidade de fazer suas estreias internacionais dentro do período de realização desses festivais, abrindo ainda a possibilidade da premiação por meio de apoios financeiros para a sua efetiva finalização.

As inscrições para a Mostra Futuro Brasil começam nesta sexta-feira (13/9). Até as 23h59 de 30 de setembro, os realizadores poderão inscrever suas obras pelo site www.festivaldebrasilia.com.br. Os seis filmes selecionados serão conhecidos em 23 de outubro.

Por fim, o secretário recebeu uma carta de agradecimento da APBA-CO e APROCINE, associações que agregam a maioria dos realizadores, empresas e produtoras de cinema e audiovisual do DF pelo trabalho para manter a Mostra Brasília.  “Afirmamos que as obras cinematográficas e audiovisuais do Distrito Federal têm conquistado excelente espaço no Brasil e no mundo. É notório que as empresas produtoras independentes locais estão num valoroso ciclo de crescimento, gerando empregos e contribuindo positivamente para o desenvolvimento econômico do DF”, diz a carta.

Serviço:

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Inscrições para a Mostra Competitiva de curtas e longas-metragens
Até as 23h59 do dia 17 de setembro de 2019 pelo site www.festivaldebrasilia.com.br.
Inscrições para a Mostra Brasília BRB
De 13 de setembro a 30 de setembro de 2019, até as 23h59, pelo site www.festivaldebrasilia.com.br.
Inscrições para a Mostra Futuro Brasil
Data final para a divulgação dos filmes selecionados para a Mostra Competitiva, para a Mostra Brasília BRB e para a Mostra Futuro Brasil – 23 de outubro