Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
17/10/22 às 10h29 - Atualizado em 22/11/22 às 9h52

Sala Cássia Eller terá acessibilidade total

Texto: Ana Carolina Marques. Edição: Ascom Secec

 

Fachada da Sala Cássia Eller, mostra um painel coberto de artes em grafite

Sala Cássia Eller: equipamento integra o Eixo Cultural Ibero-americano. Foto: Hugo Lira

 

Com o objetivo de tornar a Sala Cássia Eller um polo de cultura acessível para todos, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) publicou, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (17/10), o edital n° 26/2022, que vai selecionar Organização da Sociedade Civil (OSC) para gestão compartilhada do espaço, localizado no Eixo Cultural Ibero-americano, tendo como foco a inclusão das pessoas com deficiência (PCD). As inscrições ficam abertas de 18 de outubro a 18 de novembro.

 

Confira o edital completo.

Confira o edital em versão simplificada e o tutorial do edital em versão vídeo.

 

O Projeto Sala Cássia Eller – Acessibilidade Cultural Integrada, que será implementado após assinatura do termo de colaboração com a OSC vencedora do certame, vai levar acessibilidade e assegurar o pleno exercício das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida na criação e na fruição cultural no Distrito Federal. O chamamento público está em consonância com o disposto no Decreto de Acessibilidade Cultural, publicado no início de outubro pelo Governo do Distrito Federal, que prevê ações para garantir a integração de PCDs no fazer cultural, assegurando mecanismos de incentivo e ampliação da produção e do acesso a projetos inclusivos.

 

“Pela primeira vez teremos no Distrito Federal um espaço exclusivo para que os artistas com deficiência possam mostrar todo o seu potencial de criatividade”, declara Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura e Economia Criativa. “Isto vai possibilitar também a criação de novas linhas de investimentos de fomento a projetos voltados para esses artistas, e incluir na programação cultural um segmento que nunca antes teve um espaço próprio para se apresentar. A nova sala Cássia Eller vai mostrar de uma vez por todas que não deve haver restrição à arte”, comemora.

 

A OSC selecionada receberá recursos no montante de R$ 3 milhões para desenvolver ações voltadas à acessibilidade no espaço cultural, inclusive em sua estrutura física, com a aquisição de equipamentos e materiais que assegurem que os direitos e garantias individuais estejam sendo buscados por parte do poder público distrital. “O edital vai ao encontro do que existe de mais avançado nas políticas públicas: o compromisso de elaborá-las pensando nos agentes mais vulneráveis e que não merecem outra coisa a não ser inclusão em todos os processos que envolvem as políticas culturais”, explica a subsecretária de Difusão e Diversidade Cultural da Secec, Sol Montes.

 

Foto de Hugo Lira

Fotos: Hugo Lira/Ascom Secec

INSCRIÇÕES

Os interessados têm o período de 18 de outubro a 18 de novembro de 2022 para o Envio da Ficha de Inscrição e da Proposta (disponíveis nos anexos do edital) em formato PDF, para o endereço eletrônico protocolo@cultura.df.gov.br, identificado com o assunto “Seleção do Chamamento Público para realização do objeto: SALA CÁSSIA ELLER – ACESSIBILIDADE CULTURAL INTEGRADA“.

 

Após a avaliação das propostas, a Comissão de Seleção, formada por servidores da Secec, terá oito dias úteis para publicar o resultado provisório do certame, que segue para a fase recursal e, por fim, a publicação do resultado definitivo.

 

INVESTIMENTOS

Entre as ações e investimentos que a Secec tem realizado com foco na acessibilidade está também o termo de fomento com o Instituto Brasileiro de Capoterapia para a realização do Capacitar DF. Com previsão de execução em seis meses, o projeto conta com quase R$ 1 milhão em recursos para ensinar Libras e o sistema Braille para agentes culturais, visando incentivar produtores de conteúdos audiovisuais a desenvolver trabalhos com transcrição e legendagem, resultando em mais inclusão. Serão realizadas 16 oficinas ao todo, completando cursos de 160 horas/aula, disponíveis em formato online e presencial, com a disponibilização de 1040 vagas. As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (17/10), por meio do site do projeto.

 

 

#paratodosverem: notícia inclui duas fotos, ilustrando o conteúdo. A primeira, disposta na parte superior do texto, mostra a Sala Cássia Eller, com grafite colorido cobrindo toda sua fachada externa, apresentando quatro representações femininas, entre as quais estão o rosto da artista Martinha do Coco e de uma mulher indígena. A segunda é uma imagem aérea, apresentando o Eixo Cultural Ibero-americano.

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br