No segundo passeio pelo Centro Cultural Três Poderes, mostramos um monumento dedicado à liberdade
Quarta-feira é dia de Rolê Cultural. E nesta semana (06), continuaremos o passeio pelo Centro Cultural Três Poderes, conhecendo o Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves. Esta é a segunda parte da visita que já apresentou o Museu da Cidade e o Espaço Lúcio Costa, que também fazem parte do local.
O Panteão da Pátria, projetado por Oscar Niemeyer em formato de pomba, abriga o Livro de Aço de aço dos Heróis da Pátria, que homenageia brasileiros e brasileiras que defenderam ideais de liberdade e democracia, como Tiradentes.
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Panteão tem, em sua área externa, a pira da Pátria e da Liberdade, que está sempre acesa e simboliza o fogo da Pátria.
Internamente, o espaço é composto pelo Salão Vermelho, que homenageia o ex-presidente Tancredo Neves e também traz o Mural da Liberdade, do artista Athos Bulcão, e representa o símbolo do movimento da Inconfidência Mineira.
No andar superior, está o Salão Negro, que abriga o Painel da Inconfidência Mineira do artista João Câmara; o Vitral de Marianne Peretti; e, ao centro, o Livro de Aço dos Heróis Nacionais.
Vem com a gente conhecer de perto o Panteão da Pátria!
O que é o Rolê Cultural?
A série de vídeos que percorre os equipamentos mostrando detalhes e curiosidades sobre cada um deles, é parte do programa “Conecta Cultura”, que oferece produções culturais on-line durante o período de isolamento social.
A ideia do Rolê Cultural é que os vídeos funcionem como espécie de visita guiada virtual, mostrando de maneira objetiva os museus. O trabalho em formato virtual é parte do esforço da Secec em trazer soluções criativas durante o período de isolamento social necessário para conter o avanço da pandemia da Covid-19.
O projeto é fruto de iniciativa coletiva de servidores da Secec, gerentes dos equipamentos e tem apoio da Rádio Cultura.
Os vídeos da série Rolê Cultural serão publicados às quartas-feiras no site e nos canais oficiais da Secec:
www.cultura.df.gov.br/role-cultural
Facebook: @sececdf
Instagram: @sececdf
Twitter: @sececdf