MPI é o destino da semana do passeio cultural
Nesta quarta-feira (13) o nosso Rolê Cultual vai para o Eixo Monumental, onde está localizado o Memorial dos Povos Indígenas (MPI), uma referência nacional em cultura dos povos originários do Brasil.
O passeio vai mostrar de perto o local idealizado pelos antropólogos Darcy e Berta Ribeiro e projetado por Oscar Niemeyer tendo como inspiração as malocas redondas dos Yanomami.
Inaugurado em 1999, o MPI abriga, em quase três mil metros quadrados artefatos e peças de artesanato de diversa etnias indígenas, fotografias e arquivos. A coleção principal reúne 380 peças de material pesqueiro, adornos, cerâmicas e trançados doados pelo casal Ribeiro e pelo antropólogo Eduardo Galvão.
Uma das áreas mais emblemáticas do Memorial dos Povos Indígenas é a Arena, que hoje recebe a exposição Bosque das Línguas Indígenas no Brasil, que mostra as línguas originárias no país e a quantidade atual de falantes. O espaço é especial pois para os indígenas, a arena é sagrada, e é onde realizam rezas, cultos, pajelança e outras manifestações.
No rolê também será possível conhecer a área externa do MPI, rodeada por mangueiras que têm, em suas bases, nomes de diversos povos indígenas.
O que é o Rolê Cultural?
A série de vídeos que percorre os equipamentos mostrando detalhes e curiosidades sobre cada um deles, é parte do programa “Conecta Cultura”, que oferece produções culturais on-line durante o período de isolamento social.
A ideia do Rolê Cultural é que os vídeos funcionem como espécie de visita guiada virtual, mostrando de maneira objetiva os museus. O trabalho em formato virtual é parte do esforço da Secec em trazer soluções criativas durante o período de isolamento social necessário para conter o avanço da pandemia da Covid-19.
O projeto é fruto de iniciativa coletiva de servidores da Secec, gerentes dos equipamentos e tem apoio da Rádio Cultura.
Os vídeos da série Rolê Cultural serão publicados às quartas-feiras no site e nos canais oficiais da Secec:
www.cultura.df.gov.br/role-cultural
Facebook: @sececdf
Instagram: @sececdf
Twitter: @sececdf
Vem com a gente!