5/07/19 às 18h07 - Atualizado em 5/07/19 às 18h07

Regiões do DF e Entorno recebem o Circuito Brasília Junina 2019

Iniciado na última semana de junho e com programação fechada até o fim de julho, o Brasília Junina 2019 promete movimentar a cidade. O festival que mantém acesas as tradições juninas no DF vai passar por 6 localidades do Distrito Federal uma cidade do Entorno, contemplando quadrilhas juninas da região.

Nesta edição, o evento apoiado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) contará com a apresentação de grupos inscritos, divididos entre as cidades envolvidas, com 10 etapas classificatórias nas seguintes regiões administrativas: Samambaia, Ceilândia, Taguatinga, Gama e Santa Maria, além de Santo Antônio do Descoberto.

De acordo com o subsecretário de e Difusão e Diversidade Cultural da Secec, Pedro Paulo de Oliveira – Pepa, os eventos juninos são manifestações culturais regionais que marcam a identidade do povo brasileiro. “Como no DF as influências do nordeste são muito fortes, a tradição das festas juninas permanece crescente no Distrito Federal e Entorno” ressalta.

Para Pepa, Brasília Junina DF tem o intuito de democratizar e expandir o processo de expansão da economia criativa no setor, gerando respaldo à diversidade cultural, étnico, racial e sexual e potencializando agentes culturais como cidadãos.

O festival comemora o crescimento expressivo de quadrilhas inscritas, passando de 40 no ano passado, para 218 em 2019.

Para atender a demanda classificatória que a competição exige, o circuito aumentou o calendário, com mais de um mês de competições, envolvendo eliminatórias e finais. A grande final acontecerá no Estacionamento da Administração Regional de Santa Maria, no dia 21 de julho.

Confira abaixo a programação completa:

Brasília Junina