23/08/19 às 10h30 - Atualizado em 27/08/19 às 11h18

Regida por maestrina, Orquestra Sinfônica apresenta composições de mulheres no Cine Brasília

Concerto de terça-feira mostrará trabalho de jovem paraense que mistura contemporâneo e regional

A apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) na próxima terça-feira (27), no Cine Brasília, será conduzida por uma maestrina que apresentará obras de compositoras eruditas.

Mariana Menezes, mineira de Uberaba, conduzirá a OSTNCS pela primeira vez, num repertório de mulheres que inclui a jovem paraense Cibelle Donza, do gênero contemporâneo, e três autoras estrangeiras: Fanny Mendelssohn, irmã do clássico Felix, a francesa Cécile Chaminade e a estadunidense Amy Beach, ambas do romantismo.

“É uma belíssima iniciativa da Sinfônica do Teatro Nacional e de seu conselho curatorial, que com isso valorizam o trabalho da mulher e ajudam o público a tomar consciência da inserção feminina também no mercado profissional da música erudita”, elogia Mariana.

A peça de Fanny, “Abertura em Dó Maior”, é uma música clássica “muito gostosa de ouvir”, comenta a maestrina. Ela lembra que a compositora, que chegou a ser comparada favoravelmente a Mendelssohn, teve de viver à sombra do irmão pela dificuldade das mulheres da época em se projetar profissionalmente. “Ela teve de ceder, mas para nossa sorte continuou a compor”, diz a regente.

A música seguinte, de Cécile Chaminade, com duração de sete minutos, é classificada pela maestrina como “belíssima”, “de extremo virtuosismo” na flauta, que terá como solista Mechthild Bier, do corpo sinfônico da orquestra. “Tenho certeza que a melodia ficará na memória do público”, prevê.

Depois do intervalo será a vez da paraense Cibelle Donza, em “Passárgada”. “Apesar de curta (5 minutos e meio), a composição tem elementos do contemporâneo e ao mesmo tempo resgata ritmos regionais, no que chamamos de gingado”, ensina a regente. A música também tem forte presença da percussão, um vibrafone e o “efeito mágico da vibração de uma taça de cristal”, descreve ela.

O ápice será “uma sinfonia incrível e brilhante”, promete a maestrina, referindo-se ao trabalho de Amy Beach, “Sinfonia em Mi menor, Gaelic”. São 39 minutos e quatro movimentos percorrendo sonoridades que remetem à cultura celta da Irlanda e da Escócia. Admiradora de Antonín Dvořák, Mariana explica que a norte-americana chegou a ser comparada a Johannes Brahms.

Sobre o lugar da mulher no mercado de trabalho da música erudita, Mariana diz que a participação delas é crescente. Confidencia que nas provas de concursos, biombos escondem o gênero de quem está concorrendo e carpetes amortecem o ruído de eventuais saltos. “Já não é incomum mulheres nos corpos sinfônicos, mas é mais raro tê-las regendo ou sendo lembradas por suas composições. Por tudo isso, este concerto será notável”, exulta.

Concerto “As Compositoras”
27/08 às 20h
– Fanny Mendelssohn Hensel – “Abertura em Dó Maior”
– Cécile Chaminade – “Concertino para flauta e orquestra” – Solista Mechthild Bier
– Cibelle J.Donza – “Passárgada em Noites e Luzes (Muitas Luzes)”
– Amy Beach – “Sinfonia em Mi menor, Gaelic”
Regência da maestrina Mariana Borges Menezes
Local: Cine Brasília
Entrada gratuita por ordem de chegada até a lotação do espaço. Os portões abrem às 19:15 para idosos e pessoa(s) com deficiência e às 19:30 para o público em geral.
Dúvidas e informações: 2017-4030